Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/32882
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, A. | - |
dc.contributor.author | Simões, C. | - |
dc.contributor.author | Lebre, P. | - |
dc.contributor.author | Matos, M. G. de. | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-03T12:16:37Z | - |
dc.date.available | 2025-01-03T12:16:37Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Santos, A., Simões, C., Lebre, P., & Matos, M. G. de. (2019). Autoeficácia e outras questões psicossociais: Como se sentem os adolescentes Portugueses. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 10 (1), 51-61. https://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2629 | - |
dc.identifier.issn | 1647-4120 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/32882 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do estudo foi analisar o nível de autoeficácia, variáveis relacionadas com o envolvimento escolar e a satisfação com a vida dos adolescentes portugueses. Participaram neste estudo 5695 alunos dos 8º, 10º e 12º anos de escolaridade, participantes do estudo HBSC 2018, com uma média de idades de 15.5 anos (DP=1.8), 53.9% do género feminino. Os participantes preencheram um subescala de autoeficácia, responderam a um conjunto de questões relacionadas com o envolvimento escolar e satisfação com a vida. Os rapazes apresentam valores superiores em termos de autoeficácia e satisfação com a vida, contudo, valores superiores de pressão parental para ter boas notas e menor satisfação com a escola foram observados. Tanto rapazes como meninas se percecionam como tendo pouco sucesso na escola e não se observam diferenças ao longo dos anos de escolaridade. Os alunos do 12º são aqueles que reportam mais pressão com os trabalhos de casa, maior pressão com a avaliação e mais matéria, embora sejam os alunos do 8º os que sentem as matérias como mais difíceis e mais pressão dos pais. A satisfação com a escola e com a vida também diminui ao longo dos anos. Os resultados obtidos salientam as relações entre autoeficácia, envolvimento escolar e satisfação com a vida, evidenciando áreas de intervenção chave para uma educação de qualidade. Os adolescentes portugueses apresentam, de um modo geral, bons níveis de satisfação com a vida. No entanto, o sucesso escolar percebido e a satisfação com a escola apresentam valores reduzidos. Destaca-se a importância de programas de aprendizagem sociemocional que promovam a autoeficácia, estratégias para regulação de ansiedade face às dificuldades sentidas na escola. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Lusíada de Lisboa | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT//SFRH%2FBD%2F126304%2F2016/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Adolescência | por |
dc.subject | Autoeficácia | por |
dc.subject | Envolvimento escolar | por |
dc.subject | Género | por |
dc.subject | Sucesso escolar | por |
dc.title | Autoeficácia e outras questões psicossociais: Como se sentem os adolescentes Portugueses | por |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 51 - 61 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.volume | 10 | - |
dc.number | 1 | - |
dc.date.updated | 2025-01-03T12:14:33Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-106541 | - |
iscte.journal | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente | - |
Aparece nas coleções: | CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
article_106541.pdf | 312,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.