Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/32882
Author(s): Santos, A.
Simões, C.
Lebre, P.
Matos, M. G. de.
Date: 2019
Title: Autoeficácia e outras questões psicossociais: Como se sentem os adolescentes Portugueses
Journal title: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente
Volume: 10
Number: 1
Pages: 51 - 61
Reference: Santos, A., Simões, C., Lebre, P., & Matos, M. G. de. (2019). Autoeficácia e outras questões psicossociais: Como se sentem os adolescentes Portugueses. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 10 (1), 51-61. https://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2629
ISSN: 1647-4120
Keywords: Adolescência
Autoeficácia
Envolvimento escolar
Género
Sucesso escolar
Abstract: O objetivo do estudo foi analisar o nível de autoeficácia, variáveis relacionadas com o envolvimento escolar e a satisfação com a vida dos adolescentes portugueses. Participaram neste estudo 5695 alunos dos 8º, 10º e 12º anos de escolaridade, participantes do estudo HBSC 2018, com uma média de idades de 15.5 anos (DP=1.8), 53.9% do género feminino. Os participantes preencheram um subescala de autoeficácia, responderam a um conjunto de questões relacionadas com o envolvimento escolar e satisfação com a vida. Os rapazes apresentam valores superiores em termos de autoeficácia e satisfação com a vida, contudo, valores superiores de pressão parental para ter boas notas e menor satisfação com a escola foram observados. Tanto rapazes como meninas se percecionam como tendo pouco sucesso na escola e não se observam diferenças ao longo dos anos de escolaridade. Os alunos do 12º são aqueles que reportam mais pressão com os trabalhos de casa, maior pressão com a avaliação e mais matéria, embora sejam os alunos do 8º os que sentem as matérias como mais difíceis e mais pressão dos pais. A satisfação com a escola e com a vida também diminui ao longo dos anos. Os resultados obtidos salientam as relações entre autoeficácia, envolvimento escolar e satisfação com a vida, evidenciando áreas de intervenção chave para uma educação de qualidade. Os adolescentes portugueses apresentam, de um modo geral, bons níveis de satisfação com a vida. No entanto, o sucesso escolar percebido e a satisfação com a escola apresentam valores reduzidos. Destaca-se a importância de programas de aprendizagem sociemocional que promovam a autoeficácia, estratégias para regulação de ansiedade face às dificuldades sentidas na escola.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

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