Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/32631
Author(s): Vacha, A.
Vene, M.
Date: 2024
Title: Memoriais como recursos didáticos para o ensino de história da resistência anti-colonial em Moçambique: Análise dos monumentos Acivaanjila e Ngungunhane
Journal title: Capoeira – Revista de Humanidades e Letras
Volume: 9
Number: 1
Pages: 386 - 416
Reference: Vacha, A., & Vene, M. (2024). Memoriais como recursos didáticos para o ensino de história da resistência anti-colonial em Moçambique: Análise dos monumentos Acivaanjila e Ngungunhane. Capoeira – Revista de Humanidades e Letras, 9(1), 386-416. https://revistas.unilab.edu.br/index.php/capoeira/article/view/1829
ISSN: 2359-2354
Keywords: Ensino de história
Memoriais
Moçambique
Abstract: O uso dos memoriais como recursos no ensino de história se afigura como uma estratégia inovadora na construção do conhecimento para os estudantes. As visitas escolares permitem fixar experiencialmente os conteúdos aprendidos na sala de aula e facilitar reflexões sobre a própria identidade em várias perspectivas. Nesse sentido, coloca-se como pergunta de partida: quais são os desafios que encontram as escolas moçambicanas na implementação das visitas escolares? O objetivo deste artigo é, portanto, investigar o uso das visitas escolares como experiência educativa em Moçambique, focando nos lieux de mémoire de líderes incontornáveis e controversos (Acivaanjila e Ngungunhane), aprofundando a interligação entre ensino de história e memória coletiva no contexto africano.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File SizeFormat 
article_94016.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.