Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32631
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVacha, A.-
dc.contributor.authorVene, M.-
dc.date.accessioned2024-11-16T14:48:47Z-
dc.date.available2024-11-16T14:48:47Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationVacha, A., & Vene, M. (2024). Memoriais como recursos didáticos para o ensino de história da resistência anti-colonial em Moçambique: Análise dos monumentos Acivaanjila e Ngungunhane. Capoeira – Revista de Humanidades e Letras, 9(1), 386-416. https://revistas.unilab.edu.br/index.php/capoeira/article/view/1829-
dc.identifier.issn2359-2354-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32631-
dc.description.abstractO uso dos memoriais como recursos no ensino de história se afigura como uma estratégia inovadora na construção do conhecimento para os estudantes. As visitas escolares permitem fixar experiencialmente os conteúdos aprendidos na sala de aula e facilitar reflexões sobre a própria identidade em várias perspectivas. Nesse sentido, coloca-se como pergunta de partida: quais são os desafios que encontram as escolas moçambicanas na implementação das visitas escolares? O objetivo deste artigo é, portanto, investigar o uso das visitas escolares como experiência educativa em Moçambique, focando nos lieux de mémoire de líderes incontornáveis e controversos (Acivaanjila e Ngungunhane), aprofundando a interligação entre ensino de história e memória coletiva no contexto africano.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectMemoriaispor
dc.subjectMoçambiquepor
dc.titleMemoriais como recursos didáticos para o ensino de história da resistência anti-colonial em Moçambique: Análise dos monumentos Acivaanjila e Ngungunhanepor
dc.typearticle-
dc.pagination386 - 416-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume9-
dc.number1-
dc.date.updated2024-11-16T14:51:18Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsIgualdade de géneropor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-94016-
iscte.journalCapoeira – Revista de Humanidades e Letras-
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_94016.pdf1,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.