Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/32631
Autoria: | Vacha, A. Vene, M. |
Data: | 2024 |
Título próprio: | Memoriais como recursos didáticos para o ensino de história da resistência anti-colonial em Moçambique: Análise dos monumentos Acivaanjila e Ngungunhane |
Título da revista: | Capoeira – Revista de Humanidades e Letras |
Volume: | 9 |
Número: | 1 |
Paginação: | 386 - 416 |
Referência bibliográfica: | Vacha, A., & Vene, M. (2024). Memoriais como recursos didáticos para o ensino de história da resistência anti-colonial em Moçambique: Análise dos monumentos Acivaanjila e Ngungunhane. Capoeira – Revista de Humanidades e Letras, 9(1), 386-416. https://revistas.unilab.edu.br/index.php/capoeira/article/view/1829 |
ISSN: | 2359-2354 |
Palavras-chave: | Ensino de história Memoriais Moçambique |
Resumo: | O uso dos memoriais como recursos no ensino de história se afigura como uma estratégia inovadora na construção do conhecimento para os estudantes. As visitas escolares permitem fixar experiencialmente os conteúdos aprendidos na sala de aula e facilitar reflexões sobre a própria identidade em várias perspectivas. Nesse sentido, coloca-se como pergunta de partida: quais são os desafios que encontram as escolas moçambicanas na implementação das visitas escolares? O objetivo deste artigo é, portanto, investigar o uso das visitas escolares como experiência educativa em Moçambique, focando nos lieux de mémoire de líderes incontornáveis e controversos (Acivaanjila e Ngungunhane), aprofundando a interligação entre ensino de história e memória coletiva no contexto africano. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
article_94016.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.