Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/32552
Author(s): | Abrantes, P. Santos, S. Schippling, A. |
Date: | 2024 |
Title: | Socialização, trajetórias educativas e internacionalização entre jovens das classes dominantes |
Journal title: | Revista Crítica de Ciências Sociais |
Number: | 134 |
Pages: | 51 - 74 |
Reference: | Abrantes, P., Santos, S., & Schippling, A. (2024). Socialização, trajetórias educativas e internacionalização entre jovens das classes dominantes. Revista Crítica de Ciências Sociais, (134), 51-74. https://doi.org/10.4000/12g0o |
ISSN: | 0254-1106 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.4000/12g0o |
Keywords: | Desigualdade social Elites Histórias de vida Internacionalização Portugal Socialização dos jovens |
Abstract: | Com base numa linha de investigação desenvolvida nos últimos dez anos, no presente artigo discutimos o conceito de socialização, argumentando que o mesmo se mantém fundamental para compreender as trajetórias individuais e as desigualdades sociais no contexto da globalização. Tendo por referência as teorias de autores clássicos, investi- gações realizadas desde os finais do século xx permitem atualizar e alargar o potencial heurístico deste conceito. No artigo aplicamos este quadro conceptual à análise de histórias de vida recolhidas no âmbito de duas pesquisas recentes em Lisboa: uma com estudantes de colégios internacionais e outra com jovens advogados. O conceito de socialização é então mobilizado para compreender as trajetórias destes jovens e, de modo mais amplo, a (re)produção das desigualdades juvenis nas sociedades con- temporâneas, com enfoque na dimensão da internacionalização. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
article_106207.pdf | 277,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.