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dc.contributor.authorAbrantes, P.-
dc.contributor.authorSantos, S.-
dc.contributor.authorSchippling, A.-
dc.date.accessioned2024-10-28T11:48:33Z-
dc.date.available2024-10-28T11:48:33Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationAbrantes, P., Santos, S., & Schippling, A. (2024). Socialização, trajetórias educativas e internacionalização entre jovens das classes dominantes. Revista Crítica de Ciências Sociais, (134), 51-74. https://doi.org/10.4000/12g0o-
dc.identifier.issn0254-1106-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32552-
dc.description.abstractCom base numa linha de investigação desenvolvida nos últimos dez anos, no presente artigo discutimos o conceito de socialização, argumentando que o mesmo se mantém fundamental para compreender as trajetórias individuais e as desigualdades sociais no contexto da globalização. Tendo por referência as teorias de autores clássicos, investi- gações realizadas desde os finais do século xx permitem atualizar e alargar o potencial heurístico deste conceito. No artigo aplicamos este quadro conceptual à análise de histórias de vida recolhidas no âmbito de duas pesquisas recentes em Lisboa: uma com estudantes de colégios internacionais e outra com jovens advogados. O conceito de socialização é então mobilizado para compreender as trajetórias destes jovens e, de modo mais amplo, a (re)produção das desigualdades juvenis nas sociedades con- temporâneas, com enfoque na dimensão da internacionalização.por
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/SFRH%2FBPD%2F94781%2F2013/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/SFRH%2FBPD%2F112406%2F2015/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectDesigualdade socialpor
dc.subjectElitespor
dc.subjectHistórias de vidapor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectSocialização dos jovenspor
dc.titleSocialização, trajetórias educativas e internacionalização entre jovens das classes dominantespor
dc.title.alternativeSocialisation, trajectoires éducatives et internationalisation entre les jeunes issus des classes dominantesfr
dc.title.alternativeSocialisation, educational trajectories and internationalisation amongst young people from the dominant classesen
dc.typearticle-
dc.pagination51 - 74-
dc.peerreviewedyes-
dc.number134-
dc.date.updated2024-10-28T11:47:02Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.4000/12g0o-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-106207-
iscte.journalRevista Crítica de Ciências Sociais-
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

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