Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/31377
Author(s): | Mendes, M. M. Magano, O. Caetano, P. Candeias, P. Pinheiro, S. Mourão, S. |
Editor: | Maria Manuela Mendes |
Date: | 2023 |
Title: | Conclusões e recomendações no plano das medidas e políticas públicas |
Book title/volume: | Ciganos/Roma e educação: Investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento |
Pages: | 137 - 143 |
Reference: | Mendes, M. M., Magano, O., Caetano, P., Candeias, P., Pinheiro, S., & Mourão, S. (2023). Conclusões e recomendações no plano das medidas e políticas públicas. In M. M. Mendes (Eds.). Ciganos/Roma e educação: Investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento (pp. 137-143). Mundos Sociais. http://hdl.handle.net/10071/31377 |
ISBN: | 878-989-8536-85-3 |
Abstract: | Em termos conclusivos e procurando sistematizar as principais linhas de força que estruturaram este livro, primeiramente podemos afirmar que embora haja um número crescente de jovens ciganos/as nas escolas públicas portuguesas e no ensino secundário, e que estamos perante a geração mais qualificada, este quantitativo fica muito aquém do que seria esperado. As mudanças acontecem, lentamente, sendo ainda circunscritas e não muito visíveis. É um facto que nos últimos 10 anos tem havido evoluções positivas em termos de sucesso e continuidade escolar das pessoas ciganas em Portugal, como verificado em estudos anteriores realizados nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto (Mendes e Magano, 2013; Magano e Mendes, 2014; Mendes, Magano e Costa, 2020; Magano e Mendes, 2016), principalmente ao nível do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Aliás, entre os que colaboraram no presente estudo, quase metade dos/as jovens teve, em algum momento do seu percurso escolar, uma retenção, havendo uma concentração de retenções no final do 2.º ciclo e no ano de transição para o ensino secundário. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
bookPart_103294.pdf | 397,76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.