Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31377
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, M. M.-
dc.contributor.authorMagano, O.-
dc.contributor.authorCaetano, P.-
dc.contributor.authorCandeias, P.-
dc.contributor.authorPinheiro, S.-
dc.contributor.authorMourão, S.-
dc.contributor.editorMaria Manuela Mendes-
dc.date.accessioned2024-03-20T12:21:11Z-
dc.date.available2024-03-20T12:21:11Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMendes, M. M., Magano, O., Caetano, P., Candeias, P., Pinheiro, S., & Mourão, S. (2023). Conclusões e recomendações no plano das medidas e políticas públicas. In M. M. Mendes (Eds.). Ciganos/Roma e educação: Investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento (pp. 137-143). Mundos Sociais. http://hdl.handle.net/10071/31377-
dc.identifier.isbn878-989-8536-85-3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31377-
dc.description.abstractEm termos conclusivos e procurando sistematizar as principais linhas de força que estruturaram este livro, primeiramente podemos afirmar que embora haja um número crescente de jovens ciganos/as nas escolas públicas portuguesas e no ensino secundário, e que estamos perante a geração mais qualificada, este quantitativo fica muito aquém do que seria esperado. As mudanças acontecem, lentamente, sendo ainda circunscritas e não muito visíveis. É um facto que nos últimos 10 anos tem havido evoluções positivas em termos de sucesso e continuidade escolar das pessoas ciganas em Portugal, como verificado em estudos anteriores realizados nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto (Mendes e Magano, 2013; Magano e Mendes, 2014; Mendes, Magano e Costa, 2020; Magano e Mendes, 2016), principalmente ao nível do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Aliás, entre os que colaboraram no presente estudo, quase metade dos/as jovens teve, em algum momento do seu percurso escolar, uma retenção, havendo uma concentração de retenções no final do 2.º ciclo e no ano de transição para o ensino secundário.por
dc.language.isopor-
dc.publisherMundos Sociais-
dc.relation.ispartofCiganos/Roma e educação: Investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento-
dc.rightsopenAccess-
dc.titleConclusões e recomendações no plano das medidas e políticas públicaspor
dc.typebookPart-
dc.event.locationLisboapor
dc.pagination137 - 143-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.updated2024-03-20T12:13:11Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-103294-
Aparece nas coleções:CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
bookPart_103294.pdf397,76 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.