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http://hdl.handle.net/10071/31377
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mendes, M. M. | - |
dc.contributor.author | Magano, O. | - |
dc.contributor.author | Caetano, P. | - |
dc.contributor.author | Candeias, P. | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, S. | - |
dc.contributor.author | Mourão, S. | - |
dc.contributor.editor | Maria Manuela Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-20T12:21:11Z | - |
dc.date.available | 2024-03-20T12:21:11Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Mendes, M. M., Magano, O., Caetano, P., Candeias, P., Pinheiro, S., & Mourão, S. (2023). Conclusões e recomendações no plano das medidas e políticas públicas. In M. M. Mendes (Eds.). Ciganos/Roma e educação: Investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento (pp. 137-143). Mundos Sociais. http://hdl.handle.net/10071/31377 | - |
dc.identifier.isbn | 878-989-8536-85-3 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/31377 | - |
dc.description.abstract | Em termos conclusivos e procurando sistematizar as principais linhas de força que estruturaram este livro, primeiramente podemos afirmar que embora haja um número crescente de jovens ciganos/as nas escolas públicas portuguesas e no ensino secundário, e que estamos perante a geração mais qualificada, este quantitativo fica muito aquém do que seria esperado. As mudanças acontecem, lentamente, sendo ainda circunscritas e não muito visíveis. É um facto que nos últimos 10 anos tem havido evoluções positivas em termos de sucesso e continuidade escolar das pessoas ciganas em Portugal, como verificado em estudos anteriores realizados nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto (Mendes e Magano, 2013; Magano e Mendes, 2014; Mendes, Magano e Costa, 2020; Magano e Mendes, 2016), principalmente ao nível do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Aliás, entre os que colaboraram no presente estudo, quase metade dos/as jovens teve, em algum momento do seu percurso escolar, uma retenção, havendo uma concentração de retenções no final do 2.º ciclo e no ano de transição para o ensino secundário. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Mundos Sociais | - |
dc.relation.ispartof | Ciganos/Roma e educação: Investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.title | Conclusões e recomendações no plano das medidas e políticas públicas | por |
dc.type | bookPart | - |
dc.event.location | Lisboa | por |
dc.pagination | 137 - 143 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.updated | 2024-03-20T12:13:11Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-103294 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais |
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Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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