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http://hdl.handle.net/10071/30996
Autoria: | Romeiro, D. Henriques, S. |
Data: | 2023 |
Título próprio: | Supervisão pedagógica no contexto educativo português: Sintomas, perspetivas e práticas |
Título da revista: | South America Development Society Journal |
Volume: | 9 |
Número: | 27 |
Paginação: | 291 - 313 |
Referência bibliográfica: | Romeiro, D., & Henriques, S. (2023). Supervisão pedagógica no contexto educativo português: Sintomas, perspetivas e práticas. South America Development Society Journal, 9(27), 291-313. https://dx.doi.org/10.24325/v9i27p291-313 |
ISSN: | 2446-5763 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.24325/v9i27p291-313 |
Palavras-chave: | Supervisão pedagógica Práticas docentes Sintomas Perspetivas |
Resumo: | Este artigo baseia-se numa investigação realizada na Universidade Aberta no âmbito do mestrado em Supervisão Pedagógica. Assume um caráter exploratório, analisando uma amostra não probabilística de docentes, a lecionar nas diferentes regiões educativas do país e em distintas fases do seu percurso profissional. Parte da assunção, de caráter psicossocial, de que o indivíduo e o meio surgem conectados numa relação dialética que os torna interdependentes. Procura conhecer as perspetivas dos docentes acerca da forma como estes valorizam e como reconhecem estarem presentes, nos processos de supervisão pedagógica (SvP) vivenciados, os principais conceitos de SvP que suportam a sua prática hodierna, apresentados sob a forma de afirmações e qual o contributo atribuído pelos docentes às práticas de SvP vivenciadas sobre a modificação das suas práticas pedagógicas, o aumento do sucesso dos seus alunos, o seu desenvolvimento profissional o desenvolvimento do autoconhecimento e crescimento pessoal. Metodologicamente, optou-se por um estudo quantitativo-interpretativo com a aplicação de um inquérito por questionário com respostas fechadas, associadas a uma escala Likert de cinco itens. A análise dos resultados foi orientada pelas seguintes caraterísticas sociodemográficas: i) o tipo de vínculo laboral; ii) o tempo de serviço; iii) as regiões educativas onde lecionam. Os resultados são sintomáticos de que existe, por parte dos docentes uma valorização dos principais construtos teórico-práticos que consubstanciam a SvP, mas os participantes consideram a sua presença, nos processos de SvP vivenciados, bastante mitigada. O contributo das práticas de SvP sobre os quatro aspetos supracitados é considerado, pelos participantes, igualmente bastante reduzido. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
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