Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/30996
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Romeiro, D. | - |
dc.contributor.author | Henriques, S. | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-14T12:09:02Z | - |
dc.date.available | 2024-02-14T12:09:02Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Romeiro, D., & Henriques, S. (2023). Supervisão pedagógica no contexto educativo português: Sintomas, perspetivas e práticas. South America Development Society Journal, 9(27), 291-313. https://dx.doi.org/10.24325/v9i27p291-313 | - |
dc.identifier.issn | 2446-5763 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/30996 | - |
dc.description.abstract | Este artigo baseia-se numa investigação realizada na Universidade Aberta no âmbito do mestrado em Supervisão Pedagógica. Assume um caráter exploratório, analisando uma amostra não probabilística de docentes, a lecionar nas diferentes regiões educativas do país e em distintas fases do seu percurso profissional. Parte da assunção, de caráter psicossocial, de que o indivíduo e o meio surgem conectados numa relação dialética que os torna interdependentes. Procura conhecer as perspetivas dos docentes acerca da forma como estes valorizam e como reconhecem estarem presentes, nos processos de supervisão pedagógica (SvP) vivenciados, os principais conceitos de SvP que suportam a sua prática hodierna, apresentados sob a forma de afirmações e qual o contributo atribuído pelos docentes às práticas de SvP vivenciadas sobre a modificação das suas práticas pedagógicas, o aumento do sucesso dos seus alunos, o seu desenvolvimento profissional o desenvolvimento do autoconhecimento e crescimento pessoal. Metodologicamente, optou-se por um estudo quantitativo-interpretativo com a aplicação de um inquérito por questionário com respostas fechadas, associadas a uma escala Likert de cinco itens. A análise dos resultados foi orientada pelas seguintes caraterísticas sociodemográficas: i) o tipo de vínculo laboral; ii) o tempo de serviço; iii) as regiões educativas onde lecionam. Os resultados são sintomáticos de que existe, por parte dos docentes uma valorização dos principais construtos teórico-práticos que consubstanciam a SvP, mas os participantes consideram a sua presença, nos processos de SvP vivenciados, bastante mitigada. O contributo das práticas de SvP sobre os quatro aspetos supracitados é considerado, pelos participantes, igualmente bastante reduzido. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | South American Development Society | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Supervisão pedagógica | por |
dc.subject | Práticas docentes | por |
dc.subject | Sintomas | por |
dc.subject | Perspetivas | por |
dc.title | Supervisão pedagógica no contexto educativo português: Sintomas, perspetivas e práticas | por |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 291 - 313 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.volume | 9 | - |
dc.number | 27 | - |
dc.date.updated | 2024-02-14T12:07:52Z | - |
dc.identifier.doi | 10.24325/v9i27p291-313 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-101091 | - |
iscte.journal | South America Development Society Journal | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
article_101091.pdf | 317,49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.