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dc.contributor.authorRomeiro, D.-
dc.contributor.authorHenriques, S.-
dc.date.accessioned2024-02-14T12:09:02Z-
dc.date.available2024-02-14T12:09:02Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationRomeiro, D., & Henriques, S. (2023). Supervisão pedagógica no contexto educativo português: Sintomas, perspetivas e práticas. South America Development Society Journal, 9(27), 291-313. https://dx.doi.org/10.24325/v9i27p291-313-
dc.identifier.issn2446-5763-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30996-
dc.description.abstractEste artigo baseia-se numa investigação realizada na Universidade Aberta no âmbito do mestrado em Supervisão Pedagógica. Assume um caráter exploratório, analisando uma amostra não probabilística de docentes, a lecionar nas diferentes regiões educativas do país e em distintas fases do seu percurso profissional. Parte da assunção, de caráter psicossocial, de que o indivíduo e o meio surgem conectados numa relação dialética que os torna interdependentes. Procura conhecer as perspetivas dos docentes acerca da forma como estes valorizam e como reconhecem estarem presentes, nos processos de supervisão pedagógica (SvP) vivenciados, os principais conceitos de SvP que suportam a sua prática hodierna, apresentados sob a forma de afirmações e qual o contributo atribuído pelos docentes às práticas de SvP vivenciadas sobre a modificação das suas práticas pedagógicas, o aumento do sucesso dos seus alunos, o seu desenvolvimento profissional o desenvolvimento do autoconhecimento e crescimento pessoal. Metodologicamente, optou-se por um estudo quantitativo-interpretativo com a aplicação de um inquérito por questionário com respostas fechadas, associadas a uma escala Likert de cinco itens. A análise dos resultados foi orientada pelas seguintes caraterísticas sociodemográficas: i) o tipo de vínculo laboral; ii) o tempo de serviço; iii) as regiões educativas onde lecionam. Os resultados são sintomáticos de que existe, por parte dos docentes uma valorização dos principais construtos teórico-práticos que consubstanciam a SvP, mas os participantes consideram a sua presença, nos processos de SvP vivenciados, bastante mitigada. O contributo das práticas de SvP sobre os quatro aspetos supracitados é considerado, pelos participantes, igualmente bastante reduzido.por
dc.language.isopor-
dc.publisherSouth American Development Society-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectSupervisão pedagógicapor
dc.subjectPráticas docentespor
dc.subjectSintomaspor
dc.subjectPerspetivaspor
dc.titleSupervisão pedagógica no contexto educativo português: Sintomas, perspetivas e práticaspor
dc.typearticle-
dc.pagination291 - 313-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume9-
dc.number27-
dc.date.updated2024-02-14T12:07:52Z-
dc.identifier.doi10.24325/v9i27p291-313-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-101091-
iscte.journalSouth America Development Society Journal-
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