Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30934
Author(s): Capucha, L.
Date: 2023
Title: Ensaio sobre o acesso ao ensino superior: A longa batalha pela inclusão educativa em Portugal
Journal title: Revista Educação e Políticas em Debate
Volume: 12
Number: 3
Pages: 1019 - 1036
Reference: Capucha, L. (2023). Ensaio sobre o acesso ao ensino superior: A longa batalha pela inclusão educativa em Portugal. Revista Educação e Políticas em Debate, 12(3), 1019-1036. https://dx.doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-70000
ISSN: 2238-8346
DOI (Digital Object Identifier): 10.14393/REPOD-v12n3a2023-70000
Keywords: Estudantes com deficiência
Ensino especial
Ensino superior
Abstract: Trava-se há décadas uma batalha pela educação inclusiva que está longe do fim. Neste momento, o foco principal, mas não exclusivo, dessa batalha em Portugal é o ensino superior. Os estudantes com deficiência encontram grandes barreiras quer no acesso, quer no sucesso nas Universidades e Politécnicos portugueses. O desenvolvimento do Estado Providência e da sociedade gerou, nas últimas cinco décadas, profundas mudanças nas condições de vida das pessoas com deficiência e nas políticas públicas que respondem aos seus direitos em Portugal. Apesar desses avanços, subsistem problemas e outros novos vão aparecendo. O foco do presente ensaio incide no funil apertado que se forma na conclusão do ensino secundário e à entrada no ensino superior, apesar de se ter conseguido a conclusão do ensino básico por todos os alunos e a frequência do ensino secundário por quase todos. De facto, o número de estudantes com necessidades educativas especiais tem crescido, mas está muito longe do desejável. Isso não resulta das (in)capacidades dos estudantes, mas da falta de preparação das estruturas e das práticas profissionais nas universidades e nos politécnicos. O desenvolvimento de medidas semelhantes às que consubstanciam o Modelo de Apoio à Vida Independente, cuja avaliação destacou não apenas a sua eficácia, mas também o seu potencial de disseminação, poderia ser o caminho a seguir para ultrapassar parte substancial das barreiras que atualmente se colocam à participação neste nível de educação, a que todos têm direito.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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