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http://hdl.handle.net/10071/30934
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Capucha, L. | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-07T16:14:42Z | - |
dc.date.available | 2024-02-07T16:14:42Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Capucha, L. (2023). Ensaio sobre o acesso ao ensino superior: A longa batalha pela inclusão educativa em Portugal. Revista Educação e Políticas em Debate, 12(3), 1019-1036. https://dx.doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-70000 | - |
dc.identifier.issn | 2238-8346 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/30934 | - |
dc.description.abstract | Trava-se há décadas uma batalha pela educação inclusiva que está longe do fim. Neste momento, o foco principal, mas não exclusivo, dessa batalha em Portugal é o ensino superior. Os estudantes com deficiência encontram grandes barreiras quer no acesso, quer no sucesso nas Universidades e Politécnicos portugueses. O desenvolvimento do Estado Providência e da sociedade gerou, nas últimas cinco décadas, profundas mudanças nas condições de vida das pessoas com deficiência e nas políticas públicas que respondem aos seus direitos em Portugal. Apesar desses avanços, subsistem problemas e outros novos vão aparecendo. O foco do presente ensaio incide no funil apertado que se forma na conclusão do ensino secundário e à entrada no ensino superior, apesar de se ter conseguido a conclusão do ensino básico por todos os alunos e a frequência do ensino secundário por quase todos. De facto, o número de estudantes com necessidades educativas especiais tem crescido, mas está muito longe do desejável. Isso não resulta das (in)capacidades dos estudantes, mas da falta de preparação das estruturas e das práticas profissionais nas universidades e nos politécnicos. O desenvolvimento de medidas semelhantes às que consubstanciam o Modelo de Apoio à Vida Independente, cuja avaliação destacou não apenas a sua eficácia, mas também o seu potencial de disseminação, poderia ser o caminho a seguir para ultrapassar parte substancial das barreiras que atualmente se colocam à participação neste nível de educação, a que todos têm direito. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Estudantes com deficiência | por |
dc.subject | Ensino especial | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.title | Ensaio sobre o acesso ao ensino superior: A longa batalha pela inclusão educativa em Portugal | por |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 1019 - 1036 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.volume | 12 | - |
dc.number | 3 | - |
dc.date.updated | 2024-02-07T16:14:04Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.14393/REPOD-v12n3a2023-70000 | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-96859 | - |
iscte.journal | Revista Educação e Políticas em Debate | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
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Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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