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dc.contributor.authorCapucha, L.-
dc.date.accessioned2024-02-07T16:14:42Z-
dc.date.available2024-02-07T16:14:42Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCapucha, L. (2023). Ensaio sobre o acesso ao ensino superior: A longa batalha pela inclusão educativa em Portugal. Revista Educação e Políticas em Debate, 12(3), 1019-1036. https://dx.doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-70000-
dc.identifier.issn2238-8346-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30934-
dc.description.abstractTrava-se há décadas uma batalha pela educação inclusiva que está longe do fim. Neste momento, o foco principal, mas não exclusivo, dessa batalha em Portugal é o ensino superior. Os estudantes com deficiência encontram grandes barreiras quer no acesso, quer no sucesso nas Universidades e Politécnicos portugueses. O desenvolvimento do Estado Providência e da sociedade gerou, nas últimas cinco décadas, profundas mudanças nas condições de vida das pessoas com deficiência e nas políticas públicas que respondem aos seus direitos em Portugal. Apesar desses avanços, subsistem problemas e outros novos vão aparecendo. O foco do presente ensaio incide no funil apertado que se forma na conclusão do ensino secundário e à entrada no ensino superior, apesar de se ter conseguido a conclusão do ensino básico por todos os alunos e a frequência do ensino secundário por quase todos. De facto, o número de estudantes com necessidades educativas especiais tem crescido, mas está muito longe do desejável. Isso não resulta das (in)capacidades dos estudantes, mas da falta de preparação das estruturas e das práticas profissionais nas universidades e nos politécnicos. O desenvolvimento de medidas semelhantes às que consubstanciam o Modelo de Apoio à Vida Independente, cuja avaliação destacou não apenas a sua eficácia, mas também o seu potencial de disseminação, poderia ser o caminho a seguir para ultrapassar parte substancial das barreiras que atualmente se colocam à participação neste nível de educação, a que todos têm direito.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEstudantes com deficiênciapor
dc.subjectEnsino especialpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.titleEnsaio sobre o acesso ao ensino superior: A longa batalha pela inclusão educativa em Portugalpor
dc.typearticle-
dc.pagination1019 - 1036-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume12-
dc.number3-
dc.date.updated2024-02-07T16:14:04Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.14393/REPOD-v12n3a2023-70000-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-96859-
iscte.journalRevista Educação e Políticas em Debate-
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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