Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/30416
Author(s): | Villas-Boas, S. Oliveira, C. S. Las Heras, S. |
Date: | 2014 |
Title: | Tarefas domésticas e género: Representações de estudantes do ensino superior |
Journal title: | Ex aequo |
Number: | 30 |
Pages: | 113 - 129 |
Reference: | Villas-Boas, S., Oliveira, C. S., & Las Heras, S. (2014). Tarefas domésticas e género: Representações de estudantes do ensino superior. Ex aequo, 30, 113-129. http://doi.org/10.22355/exaequo.2014.30.08 |
ISSN: | 0874-5560 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.22355/exaequo.2014.30.08 |
Keywords: | Género Atitudes Igualdade Tarefas domésticas Estudantes do ensino superior |
Abstract: | A mudança dos papéis sociais de género ocorrida na esfera profissional nas últimas décadas tem tido um reflexo não proporcional na organização da vida familiar e doméstica, o que se explica pelo facto do modelo tradicional de divisão do trabalho familiar das tarefas domésticas ter raízes profundas nos nossos padrões culturais. O objetivo deste estudo foi o de compreender o efeito do tempo e a mudança geracional na alteração desta situação. Verificou-se que as desigualdades de género na distribuição das tarefas domésticas persistem e que existe elevada probabilidade da reprodução dos modelos familiares na divisão de tarefas domésticas, sendo as raparigas quem demonstram maior desejabilidade de transformação e mudança. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
article_71184.pdf | 374,61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.