Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30416
Author(s): Villas-Boas, S.
Oliveira, C. S.
Las Heras, S.
Date: 2014
Title: Tarefas domésticas e género: Representações de estudantes do ensino superior
Journal title: Ex aequo
Number: 30
Pages: 113 - 129
Reference: Villas-Boas, S., Oliveira, C. S., & Las Heras, S. (2014). Tarefas domésticas e género: Representações de estudantes do ensino superior. Ex aequo, 30, 113-129. http://doi.org/10.22355/exaequo.2014.30.08
ISSN: 0874-5560
DOI (Digital Object Identifier): 10.22355/exaequo.2014.30.08
Keywords: Género
Atitudes
Igualdade
Tarefas domésticas
Estudantes do ensino superior
Abstract: A mudança dos papéis sociais de género ocorrida na esfera profissional nas últimas décadas tem tido um reflexo não proporcional na organização da vida familiar e doméstica, o que se explica pelo facto do modelo tradicional de divisão do trabalho familiar das tarefas domésticas ter raízes profundas nos nossos padrões culturais. O objetivo deste estudo foi o de compreender o efeito do tempo e a mudança geracional na alteração desta situação. Verificou-se que as desigualdades de género na distribuição das tarefas domésticas persistem e que existe elevada probabilidade da reprodução dos modelos familiares na divisão de tarefas domésticas, sendo as raparigas quem demonstram maior desejabilidade de transformação e mudança.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File SizeFormat 
article_71184.pdf374,61 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.