Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30416
Autoria: Villas-Boas, S.
Oliveira, C. S.
Las Heras, S.
Data: 2014
Título próprio: Tarefas domésticas e género: Representações de estudantes do ensino superior
Título da revista: Ex aequo
Número: 30
Paginação: 113 - 129
Referência bibliográfica: Villas-Boas, S., Oliveira, C. S., & Las Heras, S. (2014). Tarefas domésticas e género: Representações de estudantes do ensino superior. Ex aequo, 30, 113-129. http://doi.org/10.22355/exaequo.2014.30.08
ISSN: 0874-5560
DOI (Digital Object Identifier): 10.22355/exaequo.2014.30.08
Palavras-chave: Género
Atitudes
Igualdade
Tarefas domésticas
Estudantes do ensino superior
Resumo: A mudança dos papéis sociais de género ocorrida na esfera profissional nas últimas décadas tem tido um reflexo não proporcional na organização da vida familiar e doméstica, o que se explica pelo facto do modelo tradicional de divisão do trabalho familiar das tarefas domésticas ter raízes profundas nos nossos padrões culturais. O objetivo deste estudo foi o de compreender o efeito do tempo e a mudança geracional na alteração desta situação. Verificou-se que as desigualdades de género na distribuição das tarefas domésticas persistem e que existe elevada probabilidade da reprodução dos modelos familiares na divisão de tarefas domésticas, sendo as raparigas quem demonstram maior desejabilidade de transformação e mudança.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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