Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/29288
Author(s): | Santos, M. H. Marques, A. M. Delgado, C. |
Date: | 2023 |
Title: | Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores |
Journal title: | Cadernos de Pesquisa |
Volume: | 53 |
Reference: | Santos, M. H., Marques, A. M., & Delgado, C. (2023). Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores. Cadernos de Pesquisa, 53, Article e10118. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10118 |
ISSN: | 0100-1574 |
Keywords: | Ensino secundário Tokenism Relações de gênero Masculinidade |
Abstract: | Este estudo analisou os possíveis efeitos negativos associados aos homens docentes do ensino secundário português, bem como as suas estratégias para se integrarem em uma profissão em que as mulheres são maioritárias. Foram realizadas 16 entrevistas individuais semiestruturadas com 8 professores e 8 professoras, e os seus conteúdos foram submetidos a uma análise temática. A análise evidencia que os homens, nesse contexto, experienciam consequências distintas daquelas que as mulheres em situações similares vivenciam, assinalando-se, ainda, vantagens pela pertença à minoria. As experiências dos homens e as perceções das mulheres sugerem a existência de pressão para que os homens evidenciem, enquanto professores, os traços da masculinidade hegemônica. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
article_97614.pdf | 531,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.