Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/29288
Author(s): Santos, M. H.
Marques, A. M.
Delgado, C.
Date: 2023
Title: Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores
Journal title: Cadernos de Pesquisa
Volume: 53
Reference: Santos, M. H., Marques, A. M., & Delgado, C. (2023). Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores. Cadernos de Pesquisa, 53, Article e10118. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10118
ISSN: 0100-1574
Keywords: Ensino secundário
Tokenism
Relações de gênero
Masculinidade
Abstract: Este estudo analisou os possíveis efeitos negativos associados aos homens docentes do ensino secundário português, bem como as suas estratégias para se integrarem em uma profissão em que as mulheres são maioritárias. Foram realizadas 16 entrevistas individuais semiestruturadas com 8 professores e 8 professoras, e os seus conteúdos foram submetidos a uma análise temática. A análise evidencia que os homens, nesse contexto, experienciam consequências distintas daquelas que as mulheres em situações similares vivenciam, assinalando-se, ainda, vantagens pela pertença à minoria. As experiências dos homens e as perceções das mulheres sugerem a existência de pressão para que os homens evidenciem, enquanto professores, os traços da masculinidade hegemônica.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File SizeFormat 
article_97614.pdf531,04 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.