Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29288
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, M. H.-
dc.contributor.authorMarques, A. M.-
dc.contributor.authorDelgado, C.-
dc.date.accessioned2023-09-08T10:38:09Z-
dc.date.available2023-09-08T10:38:09Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSantos, M. H., Marques, A. M., & Delgado, C. (2023). Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores. Cadernos de Pesquisa, 53, Article e10118. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10118-
dc.identifier.issn0100-1574-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29288-
dc.description.abstractEste estudo analisou os possíveis efeitos negativos associados aos homens docentes do ensino secundário português, bem como as suas estratégias para se integrarem em uma profissão em que as mulheres são maioritárias. Foram realizadas 16 entrevistas individuais semiestruturadas com 8 professores e 8 professoras, e os seus conteúdos foram submetidos a uma análise temática. A análise evidencia que os homens, nesse contexto, experienciam consequências distintas daquelas que as mulheres em situações similares vivenciam, assinalando-se, ainda, vantagens pela pertença à minoria. As experiências dos homens e as perceções das mulheres sugerem a existência de pressão para que os homens evidenciem, enquanto professores, os traços da masculinidade hegemônica.por
dc.language.isopor-
dc.publisherFundação Carlos Chagas-
dc.relation57/2016/CP-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/DL 57%2F2016/DL 57%2F2016%2FCP1359%2FCT0023/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEnsino secundáriopor
dc.subjectTokenismpor
dc.subjectRelações de gêneropor
dc.subjectMasculinidadepor
dc.titleGênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professorespor
dc.title.alternativeGender and secondary education: Teacher experiences and strategiesen
dc.title.alternativeGénero y educación secundaria: Experiencias y estrategias de los profesoreses
dc.title.alternativeGenre et enseignement secondaire: Expériences et stratégies des enseignantsfr
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume53-
dc.date.updated2023-09-08T11:41:10Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.subject.odsIgualdade de géneropor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-97614-
iscte.journalCadernos de Pesquisa-
Aparece nas coleções:CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_97614.pdf531,04 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.