Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/29288
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, M. H. | - |
dc.contributor.author | Marques, A. M. | - |
dc.contributor.author | Delgado, C. | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-08T10:38:09Z | - |
dc.date.available | 2023-09-08T10:38:09Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Santos, M. H., Marques, A. M., & Delgado, C. (2023). Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores. Cadernos de Pesquisa, 53, Article e10118. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10118 | - |
dc.identifier.issn | 0100-1574 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/29288 | - |
dc.description.abstract | Este estudo analisou os possíveis efeitos negativos associados aos homens docentes do ensino secundário português, bem como as suas estratégias para se integrarem em uma profissão em que as mulheres são maioritárias. Foram realizadas 16 entrevistas individuais semiestruturadas com 8 professores e 8 professoras, e os seus conteúdos foram submetidos a uma análise temática. A análise evidencia que os homens, nesse contexto, experienciam consequências distintas daquelas que as mulheres em situações similares vivenciam, assinalando-se, ainda, vantagens pela pertença à minoria. As experiências dos homens e as perceções das mulheres sugerem a existência de pressão para que os homens evidenciem, enquanto professores, os traços da masculinidade hegemônica. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Fundação Carlos Chagas | - |
dc.relation | 57/2016/CP | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/DL 57%2F2016/DL 57%2F2016%2FCP1359%2FCT0023/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Ensino secundário | por |
dc.subject | Tokenism | por |
dc.subject | Relações de gênero | por |
dc.subject | Masculinidade | por |
dc.title | Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores | por |
dc.title.alternative | Gender and secondary education: Teacher experiences and strategies | en |
dc.title.alternative | Género y educación secundaria: Experiencias y estrategias de los profesores | es |
dc.title.alternative | Genre et enseignement secondaire: Expériences et stratégies des enseignants | fr |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.volume | 53 | - |
dc.date.updated | 2023-09-08T11:41:10Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.subject.ods | Igualdade de género | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-97614 | - |
iscte.journal | Cadernos de Pesquisa | - |
Aparece nas coleções: | CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
article_97614.pdf | 531,04 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.