Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29288
Autoria: Santos, M. H.
Marques, A. M.
Delgado, C.
Data: 2023
Título próprio: Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores
Título da revista: Cadernos de Pesquisa
Volume: 53
Referência bibliográfica: Santos, M. H., Marques, A. M., & Delgado, C. (2023). Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores. Cadernos de Pesquisa, 53, Article e10118. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10118
ISSN: 0100-1574
Palavras-chave: Ensino secundário
Tokenism
Relações de gênero
Masculinidade
Resumo: Este estudo analisou os possíveis efeitos negativos associados aos homens docentes do ensino secundário português, bem como as suas estratégias para se integrarem em uma profissão em que as mulheres são maioritárias. Foram realizadas 16 entrevistas individuais semiestruturadas com 8 professores e 8 professoras, e os seus conteúdos foram submetidos a uma análise temática. A análise evidencia que os homens, nesse contexto, experienciam consequências distintas daquelas que as mulheres em situações similares vivenciam, assinalando-se, ainda, vantagens pela pertença à minoria. As experiências dos homens e as perceções das mulheres sugerem a existência de pressão para que os homens evidenciem, enquanto professores, os traços da masculinidade hegemônica.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_97614.pdf531,04 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.