Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/29270
Author(s): | Romeiro, D. Henriques, S. |
Date: | 2023 |
Title: | Supervisão pedagógica no contexto educativo Português: Perspetivas, sintomas e práticas |
Journal title: | Indagatio Didactica |
Volume: | 15 |
Number: | 3 |
Pages: | 13 - 34 |
Reference: | Romeiro, D., & Henriques, S. (2023). Supervisão pedagógica no contexto educativo Português: Perspetivas, sintomas e práticas. Indagatio Didactica, 15(3), 13-34. https://doi.org/10.34624/id.v15i3.31426 |
ISSN: | 1647-3582 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.34624/id.v15i3.31426 |
Keywords: | Supervisão pedagógica Práticas docentes Sintomas Perspetivas |
Abstract: | Este artigo baseia-se numa investigação realizada na Universidade Aberta no âmbito do mestrado em Supervisão Pedagógica. Assume um caráter exploratório, analisando uma amostra não probabilística de docentes, a lecionar nas diferentes regiões educativas do país e em distintas fases do seu percurso profissional. Parte da assunção, de caráter psicossocial, de que o indivíduo e o meio surgem conectados numa relação dialética que os torna interdependentes. Procura conhecer as perspetivas dos docentes acerca da forma como estes valorizam e como reconhecem estarem presentes, nos processos de supervisão pedagógica (SvP) vivenciados, os principais conceitos de SvP que suportam a sua prática hodierna, apresentados sob a forma de afirmações e qual o contributo atribuído pelos docentes às práticas de SvP vivenciadas sobre a modificação das suas práticas pedagógicas, o aumento do sucesso dos seus alunos, o seu desenvolvimento profissional o desenvolvimento do autoconhecimento e crescimento pessoal. Metodologicamente, optou-se por um estudo quantitativo-interpretativo com a aplicação de um inquérito por questionário com respostas fechadas, associadas a uma escala Likert de cinco itens. A análise dos resultados foi orientada pelas seguintes caraterísticas sociodemográficas: i) o tipo de vínculo laboral; ii) o tempo de serviço; iii) as regiões educativas onde lecionam. Os resultados são sintomáticos de que existe, por parte dos docentes uma valorização dos principais construtos teórico-práticos que consubstanciam a SvP, mas os participantes consideram a sua presença, nos processos de SvP vivenciados, bastante mitigada. O contributo das práticas de SvP sobre os quatro aspetos supracitados é considerado, pelos participantes, igualmente bastante reduzido. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
article_97364.pdf | 399,56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.