Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29270
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRomeiro, D.-
dc.contributor.authorHenriques, S.-
dc.date.accessioned2023-09-06T09:24:52Z-
dc.date.available2023-09-06T09:24:52Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationRomeiro, D., & Henriques, S. (2023). Supervisão pedagógica no contexto educativo Português: Perspetivas, sintomas e práticas. Indagatio Didactica, 15(3), 13-34. https://doi.org/10.34624/id.v15i3.31426-
dc.identifier.issn1647-3582-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29270-
dc.description.abstractEste artigo baseia-se numa investigação realizada na Universidade Aberta no âmbito do mestrado em Supervisão Pedagógica. Assume um caráter exploratório, analisando uma amostra não probabilística de docentes, a lecionar nas diferentes regiões educativas do país e em distintas fases do seu percurso profissional. Parte da assunção, de caráter psicossocial, de que o indivíduo e o meio surgem conectados numa relação dialética que os torna interdependentes. Procura conhecer as perspetivas dos docentes acerca da forma como estes valorizam e como reconhecem estarem presentes, nos processos de supervisão pedagógica (SvP) vivenciados, os principais conceitos de SvP que suportam a sua prática hodierna, apresentados sob a forma de afirmações e qual o contributo atribuído pelos docentes às práticas de SvP vivenciadas sobre a modificação das suas práticas pedagógicas, o aumento do sucesso dos seus alunos, o seu desenvolvimento profissional o desenvolvimento do autoconhecimento e crescimento pessoal. Metodologicamente, optou-se por um estudo quantitativo-interpretativo com a aplicação de um inquérito por questionário com respostas fechadas, associadas a uma escala Likert de cinco itens. A análise dos resultados foi orientada pelas seguintes caraterísticas sociodemográficas: i) o tipo de vínculo laboral; ii) o tempo de serviço; iii) as regiões educativas onde lecionam. Os resultados são sintomáticos de que existe, por parte dos docentes uma valorização dos principais construtos teórico-práticos que consubstanciam a SvP, mas os participantes consideram a sua presença, nos processos de SvP vivenciados, bastante mitigada. O contributo das práticas de SvP sobre os quatro aspetos supracitados é considerado, pelos participantes, igualmente bastante reduzido.por
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores. Universidade de Aveiro-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectSupervisão pedagógicapor
dc.subjectPráticas docentespor
dc.subjectSintomaspor
dc.subjectPerspetivaspor
dc.titleSupervisão pedagógica no contexto educativo Português: Perspetivas, sintomas e práticaspor
dc.title.alternativeLa supervision pédagogique dans le contexte de l’éducation nationale: Perspectives, symptômes et pratiquesfr
dc.title.alternativePedagogical supervision in the Portuguese educational context: Perspectives, symptoms, and practicesen
dc.typearticle-
dc.pagination13 - 34-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume15-
dc.number3-
dc.date.updated2023-09-06T10:23:12Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.34624/id.v15i3.31426-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-97364-
iscte.journalIndagatio Didactica-
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_97364.pdf399,56 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.