Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/28871
Author(s): | Neves, J. Ramalho, N. |
Date: | 2004 |
Title: | A avaliação do ensino superior à luz da abordagem qualidade |
Journal title: | Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão |
Volume: | 3 |
Number: | 2 |
Pages: | 36 - 45 |
Reference: | Neves, J., & Ramalho, N. (2004). A avaliação do ensino superior à luz da abordagem qualidade. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 3(2), 36-45. https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbpg/article/view/79265 |
ISSN: | 1677-2067 |
Keywords: | Ensino superior Avaliação Qualidade Universidade |
Abstract: | A formalização de um sistema de avaliação do Ensino Superior faz-se acompanhar de importantes sanções para as Instituições de Ensino Superior. Porém, o seu carácter incipiente, associado à gravidade das sanções, tem potencial para determinar o seu próprio descrédito. No sentido de averiguar em que medida o sistema avaliativo se encontra consolidado à luz da abordagem Qualidade, procedemos a uma análise de conteúdo de 18 relatórios de avaliação externa produzidos em 2002 e relativos ao Ensino Superior Universitário. Os resultados indicam que existem discrepâncias na operacionalização dos critérios de avaliação por parte das Comissões, que a matriz em uso é omissa quanto a alguns aspectos consagrados na avaliação da Gestão pela Qualidade Total, e que o processo avaliativo poderá beneficiar substancialmente da integração de princípios estabelecidos na abordagem Qualidade. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | BRU-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
article_67702.pdf | 4,56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.