Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/28871
Author(s): Neves, J.
Ramalho, N.
Date: 2004
Title: A avaliação do ensino superior à luz da abordagem qualidade
Journal title: Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão
Volume: 3
Number: 2
Pages: 36 - 45
Reference: Neves, J., & Ramalho, N. (2004). A avaliação do ensino superior à luz da abordagem qualidade. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 3(2), 36-45. https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbpg/article/view/79265
ISSN: 1677-2067
Keywords: Ensino superior
Avaliação
Qualidade
Universidade
Abstract: A formalização de um sistema de avaliação do Ensino Superior faz-se acompanhar de importantes sanções para as Instituições de Ensino Superior. Porém, o seu carácter incipiente, associado à gravidade das sanções, tem potencial para determinar o seu próprio descrédito. No sentido de averiguar em que medida o sistema avaliativo se encontra consolidado à luz da abordagem Qualidade, procedemos a uma análise de conteúdo de 18 relatórios de avaliação externa produzidos em 2002 e relativos ao Ensino Superior Universitário. Os resultados indicam que existem discrepâncias na operacionalização dos critérios de avaliação por parte das Comissões, que a matriz em uso é omissa quanto a alguns aspectos consagrados na avaliação da Gestão pela Qualidade Total, e que o processo avaliativo poderá beneficiar substancialmente da integração de princípios estabelecidos na abordagem Qualidade.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:BRU-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica
DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File SizeFormat 
article_67702.pdf4,56 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.