Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/28871
Autoria: | Neves, J. Ramalho, N. |
Data: | 2004 |
Título próprio: | A avaliação do ensino superior à luz da abordagem qualidade |
Título da revista: | Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão |
Volume: | 3 |
Número: | 2 |
Paginação: | 36 - 45 |
Referência bibliográfica: | Neves, J., & Ramalho, N. (2004). A avaliação do ensino superior à luz da abordagem qualidade. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 3(2), 36-45. https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbpg/article/view/79265 |
ISSN: | 1677-2067 |
Palavras-chave: | Ensino superior Avaliação Qualidade Universidade |
Resumo: | A formalização de um sistema de avaliação do Ensino Superior faz-se acompanhar de importantes sanções para as Instituições de Ensino Superior. Porém, o seu carácter incipiente, associado à gravidade das sanções, tem potencial para determinar o seu próprio descrédito. No sentido de averiguar em que medida o sistema avaliativo se encontra consolidado à luz da abordagem Qualidade, procedemos a uma análise de conteúdo de 18 relatórios de avaliação externa produzidos em 2002 e relativos ao Ensino Superior Universitário. Os resultados indicam que existem discrepâncias na operacionalização dos critérios de avaliação por parte das Comissões, que a matriz em uso é omissa quanto a alguns aspectos consagrados na avaliação da Gestão pela Qualidade Total, e que o processo avaliativo poderá beneficiar substancialmente da integração de princípios estabelecidos na abordagem Qualidade. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | BRU-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
article_67702.pdf | 4,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.