Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28871
Autoria: Neves, J.
Ramalho, N.
Data: 2004
Título próprio: A avaliação do ensino superior à luz da abordagem qualidade
Título da revista: Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão
Volume: 3
Número: 2
Paginação: 36 - 45
Referência bibliográfica: Neves, J., & Ramalho, N. (2004). A avaliação do ensino superior à luz da abordagem qualidade. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 3(2), 36-45. https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbpg/article/view/79265
ISSN: 1677-2067
Palavras-chave: Ensino superior
Avaliação
Qualidade
Universidade
Resumo: A formalização de um sistema de avaliação do Ensino Superior faz-se acompanhar de importantes sanções para as Instituições de Ensino Superior. Porém, o seu carácter incipiente, associado à gravidade das sanções, tem potencial para determinar o seu próprio descrédito. No sentido de averiguar em que medida o sistema avaliativo se encontra consolidado à luz da abordagem Qualidade, procedemos a uma análise de conteúdo de 18 relatórios de avaliação externa produzidos em 2002 e relativos ao Ensino Superior Universitário. Os resultados indicam que existem discrepâncias na operacionalização dos critérios de avaliação por parte das Comissões, que a matriz em uso é omissa quanto a alguns aspectos consagrados na avaliação da Gestão pela Qualidade Total, e que o processo avaliativo poderá beneficiar substancialmente da integração de princípios estabelecidos na abordagem Qualidade.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BRU-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica
DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_67702.pdf4,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.