Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28724
Autoria: Barreto, M.
Carvalho, C.
Data: 2022
Título próprio: Paulo Freire na Guiné-Bissau: Um olhar sobre a Escola de Formação de Professores Combatentes da Liberdade da Pátria - Centro Máximo Gorki
Título da revista: Sinergias – Diálogos educativos para a transformação social
Número: 13
Paginação: 59 - 75
Referência bibliográfica: Barreto, M., & Carvalho, C. (2022). Paulo Freire na Guiné-Bissau: Um olhar sobre a Escola de Formação de Professores Combatentes da Liberdade da Pátria - Centro Máximo Gorki. Sinergias – Diálogos educativos para a transformação social, 13, 59-75.
ISSN: 2183-4687
Palavras-chave: Paulo Freire
Formação de professores na Guiné-Bissau
Centro Máximo Gorki
Princípios pedagógicos PAIGC
Resumo: Para Paulo Freire, a luta pela independência da Guiné-Bissau e os anos que se lhe seguiram constituíram a concretização de princípios ideológicos que orientaram a sua proposta pedagógica. Admirador convicto de Amílcar Cabral e conhecedor da ideologia do PAIGC, abraçou o convite que lhe foi dirigido em 1975 para apoiar a alfabetização no país. Neste contexto, realizou várias deslocações ao país e contactou com o centro de superação e formação de professores Máximo Gorki. Paulo Freire encarava-o como o embrião de uma universidade do povo e a implementação da educação enquanto ato político gerador de Desenvolvimento.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CEHC-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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