Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/28724
Author(s): Barreto, M.
Carvalho, C.
Date: 2022
Title: Paulo Freire na Guiné-Bissau: Um olhar sobre a Escola de Formação de Professores Combatentes da Liberdade da Pátria - Centro Máximo Gorki
Journal title: Sinergias – Diálogos educativos para a transformação social
Number: 13
Pages: 59 - 75
Reference: Barreto, M., & Carvalho, C. (2022). Paulo Freire na Guiné-Bissau: Um olhar sobre a Escola de Formação de Professores Combatentes da Liberdade da Pátria - Centro Máximo Gorki. Sinergias – Diálogos educativos para a transformação social, 13, 59-75.
ISSN: 2183-4687
Keywords: Paulo Freire
Formação de professores na Guiné-Bissau
Centro Máximo Gorki
Princípios pedagógicos PAIGC
Abstract: Para Paulo Freire, a luta pela independência da Guiné-Bissau e os anos que se lhe seguiram constituíram a concretização de princípios ideológicos que orientaram a sua proposta pedagógica. Admirador convicto de Amílcar Cabral e conhecedor da ideologia do PAIGC, abraçou o convite que lhe foi dirigido em 1975 para apoiar a alfabetização no país. Neste contexto, realizou várias deslocações ao país e contactou com o centro de superação e formação de professores Máximo Gorki. Paulo Freire encarava-o como o embrião de uma universidade do povo e a implementação da educação enquanto ato político gerador de Desenvolvimento.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CEHC-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File SizeFormat 
article_95134.pdf709,08 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.