Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/28724
Author(s): | Barreto, M. Carvalho, C. |
Date: | 2022 |
Title: | Paulo Freire na Guiné-Bissau: Um olhar sobre a Escola de Formação de Professores Combatentes da Liberdade da Pátria - Centro Máximo Gorki |
Journal title: | Sinergias – Diálogos educativos para a transformação social |
Number: | 13 |
Pages: | 59 - 75 |
Reference: | Barreto, M., & Carvalho, C. (2022). Paulo Freire na Guiné-Bissau: Um olhar sobre a Escola de Formação de Professores Combatentes da Liberdade da Pátria - Centro Máximo Gorki. Sinergias – Diálogos educativos para a transformação social, 13, 59-75. |
ISSN: | 2183-4687 |
Keywords: | Paulo Freire Formação de professores na Guiné-Bissau Centro Máximo Gorki Princípios pedagógicos PAIGC |
Abstract: | Para Paulo Freire, a luta pela independência da Guiné-Bissau e os anos que se lhe seguiram constituíram a concretização de princípios ideológicos que orientaram a sua proposta pedagógica. Admirador convicto de Amílcar Cabral e conhecedor da ideologia do PAIGC, abraçou o convite que lhe foi dirigido em 1975 para apoiar a alfabetização no país. Neste contexto, realizou várias deslocações ao país e contactou com o centro de superação e formação de professores Máximo Gorki. Paulo Freire encarava-o como o embrião de uma universidade do povo e a implementação da educação enquanto ato político gerador de Desenvolvimento. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CEHC-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
article_95134.pdf | 709,08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.