Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/27840| Author(s): | Martins, M. |
| Editor: | Rui A. Alves Isabel Leite |
| Date: | 2022 |
| Title: | As bases neurobiológicas da leitura |
| Book title/volume: | Ensino da leitura e da escrita baseado em evidências |
| Pages: | 47 - 64 |
| Reference: | Martins, M. (2022). As bases neurobiológicas da leitura. EM Rui A. Alves, Isabel Leite (Eds.). Ensino da leitura e da escrita baseado em evidências (pp. 47-64). Fundação Belmiro de Azevedo. http://hdl.handle.net/10071/27840 |
| ISBN: | 978-989-53711-0-5 |
| Keywords: | Leitura Défices leitores Cérebro -- Brain Neuromarcadores Neurobiológico |
| Abstract: | Ler é uma das mais notáveis invenções da humanidade e o ob- jetivo principal do ensino básico. Contudo, muitas crianças têm dificuldades persistentes na aprendizagem da leitura. A aquisição da leitura é um processo moroso e complexo que requer a com- binação de diversos mecanismos neurocognitivos e circuitos neu- ronais e é influenciada por factores genéticos, neurobiológicos, percetivos/cognitivos e ambientais. A leitura proficiente é suportada essencialmente por regiões temporo-parietais e occipito-temporais do hemisfério cerebral es- querdo. É também nestes circuitos que se localizam as principais alterações associadas aos défices leitores (como é o caso da disle- xia) e algumas das mudanças em resposta à intervenção na leitura. As neurociências têm-nos permitido conhecer melhor o cé- rebro, mas a sua influência direta nas práticas educativas e no minimizar dos défices leitores é ainda diminuta. O seu contri- buto mais imediato será provavelmente a identificação precoce (mesmo antes da aprendizagem da leitura) de neuromarcadores dos futuros défices leitores, o que permitirá intervir mais cedo so- bre esses défices. |
| Peerreviewed: | no |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CIS-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Files in This Item:
| File | Size | Format | |
|---|---|---|---|
| bookPart_90290.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












