Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/27615
Author(s): | Ferreira, J. Valduga, T. |
Date: | 1-Jan-2020 |
Title: | Estratégias metodológicas de empoderamento do estudante de doutoramento |
Journal title: | Cuadernos de Trabajo Social |
Volume: | 34 |
Number: | 1 |
Pages: | 41 - 52 |
Reference: | Ferreira, J., & Valduga, T. (2020). Estratégias metodológicas de empoderamento do estudante de doutoramento. Cuadernos de Trabajo Social, 34(1), 41-52. https://doi.org/10.5209/cuts.68561 |
ISSN: | 0214-0314 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.5209/cuts.68561 |
Keywords: | Tese doutoral Estratégias Metodologias de inovação |
Abstract: | Um longo, lento e solitário processo caracteriza uma tese de doutorado que muitas vezes é interrompido por fatores externos e/ou internos, levando a uma redução acentuada no número de alunos que frequentam o programa de formação ou a uma conclusão tardia do processo. Neste artigo, apresentamos um conjunto de estratégias metodológicas inovadoras na promoção do Empowerment do estudante de 3º ciclo de estudos (PhD). Estratégias que vão desde a promoção de espaços motivacionais integrativos do estudante; estímulo a grupos informais de pesquisa da iniciativa do estudante na concretização de oportunidades online para o estabelecimento de relações de contato com outros centros de pesquisa e outros estudantes / pesquisadores e criação de atividades de pesquisa de campo, com o objetivo final de sucesso na conclusão de uma tese de doutorado. Neste conjunto de estratégias, incluímos a promoção da participação dos estudantes de doutoramento em eventos científicos internacionais e nacionais, bem como o incentivo à publicação em revistas indexadas e não indexadas e a apresentação de Working Papers. Como exemplo empírico, será apresentado NUDLA / ISCTE - IUL. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
article_79591.pdf | 651,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.