Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/27615
Author(s): Ferreira, J.
Valduga, T.
Date: 1-Jan-2020
Title: Estratégias metodológicas de empoderamento do estudante de doutoramento
Journal title: Cuadernos de Trabajo Social
Volume: 34
Number: 1
Pages: 41 - 52
Reference: Ferreira, J., & Valduga, T. (2020). Estratégias metodológicas de empoderamento do estudante de doutoramento. Cuadernos de Trabajo Social, 34(1), 41-52. https://doi.org/10.5209/cuts.68561
ISSN: 0214-0314
DOI (Digital Object Identifier): 10.5209/cuts.68561
Keywords: Tese doutoral
Estratégias
Metodologias de inovação
Abstract: Um longo, lento e solitário processo caracteriza uma tese de doutorado que muitas vezes é interrompido por fatores externos e/ou internos, levando a uma redução acentuada no número de alunos que frequentam o programa de formação ou a uma conclusão tardia do processo. Neste artigo, apresentamos um conjunto de estratégias metodológicas inovadoras na promoção do Empowerment do estudante de 3º ciclo de estudos (PhD). Estratégias que vão desde a promoção de espaços motivacionais integrativos do estudante; estímulo a grupos informais de pesquisa da iniciativa do estudante na concretização de oportunidades online para o estabelecimento de relações de contato com outros centros de pesquisa e outros estudantes / pesquisadores e criação de atividades de pesquisa de campo, com o objetivo final de sucesso na conclusão de uma tese de doutorado. Neste conjunto de estratégias, incluímos a promoção da participação dos estudantes de doutoramento em eventos científicos internacionais e nacionais, bem como o incentivo à publicação em revistas indexadas e não indexadas e a apresentação de Working Papers. Como exemplo empírico, será apresentado NUDLA / ISCTE - IUL.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File SizeFormat 
article_79591.pdf651,01 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.