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http://hdl.handle.net/10071/27600
Author(s): | Signorello, A. L. Matias, A. R. |
Date: | 2022 |
Title: | “Eu sei screvé bonito com caneta...” Literacia com adultos imigrantes num projeto informal |
Journal title: | Trabalhos de Linguística Aplicada |
Volume: | 61 |
Number: | 3 |
Pages: | 657 - 678 |
Reference: | Signorello, A. L., & Matias, A. R. (2022). “Eu sei screvé bonito com caneta...” Literacia com adultos imigrantes num projeto informal. Trabalhos de Linguística Aplicada, 61(3), 657 - 678. http://dx.doi.org/10.1590/010318138670211v61n32022 |
ISSN: | 2175-764X |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.1590/010318138670211v61n32022 |
Keywords: | Alfabetização de adultos Literacia Literacia crítica Educação não formal Imigrantes |
Abstract: | O presente artigo parte de um estudo de caso sobre um projeto de alfabetização e literacia em português língua não materna com adultos imigrantes. O projeto é dinamizado por um coletivo informal que realiza inúmeras iniciativas de apoio à comunidade de um bairro de habitação precária na periferia de Lisboa, onde se observam processos sociais de significativa marginalização da sua população. Neste contexto, analisamos o projeto de alfabetização e literacia no período 2016-2020, com o objetivo de perceber como este tem respondido às necessidades educativas e sociais dos educandos. O estudo de caso assente numa abordagem qualitativa através da realização de entrevistas semi-diretivas aplicadas a seis educandos (2021), procedido da análise de arquivo das aulas (2016-2020). Neste artigo, discutiremos como a diversidade de perfis sociolinguísticos, tanto dos educadores como dos educandos, impacta no projeto de alfabetização e literacia do coletivo. Pretende-se analisar como os diferentes atores envolvidos mobilizam recursos e ultrapassam as suas dificuldades em contexto de ensino não formal, num território caracterizado por mobilidades internacionais contínuas, perfis e práticas comunicativas multilingues, níveis de escolaridades nulos ou baixos, e situações socioeconómicas particularmente vulneráveis. Observa-se que o projeto tem proporcionado possibilidades de contactos linguísticos e práticas de literacia em português, através do diálogo socialmente contextualizado entre todos os envolvidos (educandos e educadores), sendo sobretudo um espaço de socialização relevante face às inúmeras dificuldades materiais tanto dos educandos como do contexto de aprendizagem. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
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