Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/27600
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Signorello, A. L. | - |
dc.contributor.author | Matias, A. R. | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T13:29:51Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T13:29:51Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Signorello, A. L., & Matias, A. R. (2022). “Eu sei screvé bonito com caneta...” Literacia com adultos imigrantes num projeto informal. Trabalhos de Linguística Aplicada, 61(3), 657 - 678. http://dx.doi.org/10.1590/010318138670211v61n32022 | - |
dc.identifier.issn | 2175-764X | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/27600 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo parte de um estudo de caso sobre um projeto de alfabetização e literacia em português língua não materna com adultos imigrantes. O projeto é dinamizado por um coletivo informal que realiza inúmeras iniciativas de apoio à comunidade de um bairro de habitação precária na periferia de Lisboa, onde se observam processos sociais de significativa marginalização da sua população. Neste contexto, analisamos o projeto de alfabetização e literacia no período 2016-2020, com o objetivo de perceber como este tem respondido às necessidades educativas e sociais dos educandos. O estudo de caso assente numa abordagem qualitativa através da realização de entrevistas semi-diretivas aplicadas a seis educandos (2021), procedido da análise de arquivo das aulas (2016-2020). Neste artigo, discutiremos como a diversidade de perfis sociolinguísticos, tanto dos educadores como dos educandos, impacta no projeto de alfabetização e literacia do coletivo. Pretende-se analisar como os diferentes atores envolvidos mobilizam recursos e ultrapassam as suas dificuldades em contexto de ensino não formal, num território caracterizado por mobilidades internacionais contínuas, perfis e práticas comunicativas multilingues, níveis de escolaridades nulos ou baixos, e situações socioeconómicas particularmente vulneráveis. Observa-se que o projeto tem proporcionado possibilidades de contactos linguísticos e práticas de literacia em português, através do diálogo socialmente contextualizado entre todos os envolvidos (educandos e educadores), sendo sobretudo um espaço de socialização relevante face às inúmeras dificuldades materiais tanto dos educandos como do contexto de aprendizagem. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | UNICAMP | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Alfabetização de adultos | por |
dc.subject | Literacia | por |
dc.subject | Literacia crítica | por |
dc.subject | Educação não formal | por |
dc.subject | Imigrantes | por |
dc.title | “Eu sei screvé bonito com caneta...” Literacia com adultos imigrantes num projeto informal | por |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 657 - 678 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.volume | 61 | - |
dc.number | 3 | - |
dc.date.updated | 2023-01-30T13:29:03Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/010318138670211v61n32022 | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-91700 | - |
iscte.journal | Trabalhos de Linguística Aplicada | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
article_91700.pdf | 345,91 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.