Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27600
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSignorello, A. L.-
dc.contributor.authorMatias, A. R.-
dc.date.accessioned2023-01-30T13:29:51Z-
dc.date.available2023-01-30T13:29:51Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSignorello, A. L., & Matias, A. R. (2022). “Eu sei screvé bonito com caneta...” Literacia com adultos imigrantes num projeto informal. Trabalhos de Linguística Aplicada, 61(3), 657 - 678. http://dx.doi.org/10.1590/010318138670211v61n32022-
dc.identifier.issn2175-764X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27600-
dc.description.abstractO presente artigo parte de um estudo de caso sobre um projeto de alfabetização e literacia em português língua não materna com adultos imigrantes. O projeto é dinamizado por um coletivo informal que realiza inúmeras iniciativas de apoio à comunidade de um bairro de habitação precária na periferia de Lisboa, onde se observam processos sociais de significativa marginalização da sua população. Neste contexto, analisamos o projeto de alfabetização e literacia no período 2016-2020, com o objetivo de perceber como este tem respondido às necessidades educativas e sociais dos educandos. O estudo de caso assente numa abordagem qualitativa através da realização de entrevistas semi-diretivas aplicadas a seis educandos (2021), procedido da análise de arquivo das aulas (2016-2020). Neste artigo, discutiremos como a diversidade de perfis sociolinguísticos, tanto dos educadores como dos educandos, impacta no projeto de alfabetização e literacia do coletivo. Pretende-se analisar como os diferentes atores envolvidos mobilizam recursos e ultrapassam as suas dificuldades em contexto de ensino não formal, num território caracterizado por mobilidades internacionais contínuas, perfis e práticas comunicativas multilingues, níveis de escolaridades nulos ou baixos, e situações socioeconómicas particularmente vulneráveis. Observa-se que o projeto tem proporcionado possibilidades de contactos linguísticos e práticas de literacia em português, através do diálogo socialmente contextualizado entre todos os envolvidos (educandos e educadores), sendo sobretudo um espaço de socialização relevante face às inúmeras dificuldades materiais tanto dos educandos como do contexto de aprendizagem.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUNICAMP-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAlfabetização de adultospor
dc.subjectLiteraciapor
dc.subjectLiteracia críticapor
dc.subjectEducação não formalpor
dc.subjectImigrantespor
dc.title“Eu sei screvé bonito com caneta...” Literacia com adultos imigrantes num projeto informalpor
dc.typearticle-
dc.pagination657 - 678-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume61-
dc.number3-
dc.date.updated2023-01-30T13:29:03Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.1590/010318138670211v61n32022-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-91700-
iscte.journalTrabalhos de Linguística Aplicada-
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_91700.pdf345,91 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.