Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/27480
Author(s): | Schippling, A. |
Editor: | Pedro Abrantes, Elsa Lechner |
Date: | 2023 |
Title: | Investigar processos de globalização em educação: desafios para a prática de pesquisa |
Book title/volume: | Nós globais: investigações em curso sobre questões da globalização |
Pages: | 111 - 124 |
Collection title and number: | Estudos globais; |
Reference: | Schippling, A. (2023). Investigar processos de globalização em educação: desafios para a prática de pesquisa. EM Pedro Abrantes, Elsa Lechner (Eds.). Nós globais: investigações em curso sobre questões da globalização (pp. 111-124). Imprensa da Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.14195/978-989-26-2410-5_4 |
ISBN: | 978-989-26-2410-5 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.14195/978-989-26-2410-5_4 |
Keywords: | Educação Globalização Transnacionalização Nacionalismo metodológico Interpretação colaborativa de dados Grupo de investigadores culturalmente heterogéneo |
Abstract: | Enquanto em várias ciências sociais a reivindicação para transgredir o paradigma de um nacionalismo metodológico é recorrente, na investigação em educação esse paradigma mantém-se muito persistente. Este texto propõe uma reflexão de carácter metodológico, num primeiro passo, sobre esse paradigma e o seu impacto na investigação em educação – centrando-se em processos de globalização e transnacionalização em educação – e, num segundo passo, um programa e uma prática de investigação que se baseia na desconstrução do paradigma do nacionalismo metodológico. No exemplo da interpretação colaborativa de dados, por grupos de investigadores culturalmente heterogéneos, é discutida essa prática de investigação. O texto termina com uma perspetiva sobre os desafios para um programa da investigação da globalização em educação. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
bookPart_93407.pdf | 362,18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.