Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27480
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSchippling, A.-
dc.contributor.editorPedro Abrantes, Elsa Lechner-
dc.date.accessioned2023-01-26T09:10:02Z-
dc.date.available2023-01-26T09:10:02Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSchippling, A. (2023). Investigar processos de globalização em educação: desafios para a prática de pesquisa. EM Pedro Abrantes, Elsa Lechner (Eds.). Nós globais: investigações em curso sobre questões da globalização (pp. 111-124). Imprensa da Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.14195/978-989-26-2410-5_4-
dc.identifier.isbn978-989-26-2410-5-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27480-
dc.description.abstractEnquanto em várias ciências sociais a reivindicação para transgredir o paradigma de um nacionalismo metodológico é recorrente, na investigação em educação esse paradigma mantém-se muito persistente. Este texto propõe uma reflexão de carácter metodológico, num primeiro passo, sobre esse paradigma e o seu impacto na investigação em educação – centrando-se em processos de globalização e transnacionalização em educação – e, num segundo passo, um programa e uma prática de investigação que se baseia na desconstrução do paradigma do nacionalismo metodológico. No exemplo da interpretação colaborativa de dados, por grupos de investigadores culturalmente heterogéneos, é discutida essa prática de investigação. O texto termina com uma perspetiva sobre os desafios para um programa da investigação da globalização em educação.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.relationSFRH/BPD/112406/2015-
dc.relation.ispartofNós globais: investigações em curso sobre questões da globalização-
dc.relation.ispartofseriesEstudos globais;-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectTransnacionalizaçãopor
dc.subjectNacionalismo metodológicopor
dc.subjectInterpretação colaborativa de dadospor
dc.subjectGrupo de investigadores culturalmente heterogéneopor
dc.titleInvestigar processos de globalização em educação: desafios para a prática de pesquisapor
dc.title.alternativeResearching processes of globalization in education: Challenges for research practiceen
dc.typebookPart-
dc.pagination111 - 124-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.updated2023-11-30T14:12:33Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-2410-5_4-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-93407-
Aparece nas coleções:CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
bookPart_93407.pdf362,18 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.