Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/26749
Author(s): Cardoso, Rita Almeida
Advisor: Neves, José Soares
Date: 14-Dec-2022
Title: Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos
Reference: Cardoso, R. A. (2022). Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26749
Keywords: Museu -- Museum
Comunicação digital
Público efetivo de museus
Potenciais públicos de museus
Digital communication
Effective museum publics
Potential museum publics
Abstract: Nesta dissertação, é explorada a perspetiva dos públicos efetivos e potenciais de museus, em relação à comunicação digital online feita pelas instituições museológicas, com o objetivo de compreender o que é que os públicos gostariam de ver disponibilizado nos meios digitais online. Embora a dissertação se foque na perspetiva dos públicos, de modo a obter informação sobre a comunicação online, foram analisados os websites dos seguintes museus, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Calouste Gulbenkian, Museu Nacional Soares dos Reis, Museu do Oriente, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado e Museu Bordalo Pinheiro. Foram também realizadas entrevistas às equipas de comunicação dos mesmos museus, com o objetivo de ter exemplos do que já é feito em termos de comunicação digital online no contexto museológico. Através das entrevistas feitas às equipas de comunicação dos museus e aos públicos, foi possível concluir que tipo de comunicação online já é praticada e qual é a opinião dos públicos efetivos e potenciais, em relação àquilo que já é feito. Através das entrevistas feitas aos públicos foi também possível compreender o que, na sua perspetiva, poderia vir a ser feito em relação à informação disponibilizada e à forma de comunicar online, para criar mais interesse em visitar os museus presencialmente, designadamente a partilha de conteúdos mais interativos e adequados a cada plataforma, uma aposta na realidade virtual, como também apostar em campanhas de descontos.
In this dissertation, it is explored the perspective of effective and potential publics of museums in relation with the online digital communication made by the museological institutions, with the goal of understanding what people would like to see in the online digital format. Though the dissertation’s focus is the perspective of effective and potential publics of museums, the websites of the following museums were analysed: Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Calouste Gulbenkian, Museu Nacional Soares dos Reis, Museu do Oriente, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado e Museu Bordalo Pinheiro. Interviews were also made to the communication staff from those museums, with the goal of having examples of what is already being done with the online communication on the museological context. Going through those interviews made to the museum communication staff and to the effective and potential publics of museums, it was possible to conclude that this type of online communication is already at practice and what is the opinion of effective and potential publics in relation to what is already being done. With these interviews made to the effective audiences and potential of museums, we were able to understand from their perspective what could be done with all the available information and its ways of communicating online to create more interest to visit museums in person, such as the sharing of more interactive content and adapted to each platform, a bet on virtual reality, as well as in discount campaigns.
Department: Departamento de História
Degree: Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_rita_almeida_cardoso.pdf2,21 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.