Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26749
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNeves, José Soares-
dc.contributor.authorCardoso, Rita Almeida-
dc.date.accessioned2022-12-22T11:32:43Z-
dc.date.available2022-12-22T11:32:43Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.citationCardoso, R. A. (2022). Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26749por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26749-
dc.description.abstractNesta dissertação, é explorada a perspetiva dos públicos efetivos e potenciais de museus, em relação à comunicação digital online feita pelas instituições museológicas, com o objetivo de compreender o que é que os públicos gostariam de ver disponibilizado nos meios digitais online. Embora a dissertação se foque na perspetiva dos públicos, de modo a obter informação sobre a comunicação online, foram analisados os websites dos seguintes museus, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Calouste Gulbenkian, Museu Nacional Soares dos Reis, Museu do Oriente, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado e Museu Bordalo Pinheiro. Foram também realizadas entrevistas às equipas de comunicação dos mesmos museus, com o objetivo de ter exemplos do que já é feito em termos de comunicação digital online no contexto museológico. Através das entrevistas feitas às equipas de comunicação dos museus e aos públicos, foi possível concluir que tipo de comunicação online já é praticada e qual é a opinião dos públicos efetivos e potenciais, em relação àquilo que já é feito. Através das entrevistas feitas aos públicos foi também possível compreender o que, na sua perspetiva, poderia vir a ser feito em relação à informação disponibilizada e à forma de comunicar online, para criar mais interesse em visitar os museus presencialmente, designadamente a partilha de conteúdos mais interativos e adequados a cada plataforma, uma aposta na realidade virtual, como também apostar em campanhas de descontos.por
dc.description.abstractIn this dissertation, it is explored the perspective of effective and potential publics of museums in relation with the online digital communication made by the museological institutions, with the goal of understanding what people would like to see in the online digital format. Though the dissertation’s focus is the perspective of effective and potential publics of museums, the websites of the following museums were analysed: Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Calouste Gulbenkian, Museu Nacional Soares dos Reis, Museu do Oriente, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado e Museu Bordalo Pinheiro. Interviews were also made to the communication staff from those museums, with the goal of having examples of what is already being done with the online communication on the museological context. Going through those interviews made to the museum communication staff and to the effective and potential publics of museums, it was possible to conclude that this type of online communication is already at practice and what is the opinion of effective and potential publics in relation to what is already being done. With these interviews made to the effective audiences and potential of museums, we were able to understand from their perspective what could be done with all the available information and its ways of communicating online to create more interest to visit museums in person, such as the sharing of more interactive content and adapted to each platform, a bet on virtual reality, as well as in discount campaigns.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMuseu -- Museumpor
dc.subjectComunicação digitalpor
dc.subjectPúblico efetivo de museuspor
dc.subjectPotenciais públicos de museuspor
dc.subjectDigital communicationpor
dc.subjectEffective museum publicspor
dc.subjectPotential museum publicspor
dc.titleOs museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicospor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203126688por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidadespor
thesis.degree.nameMestrado em Estudos e Gestão da Culturapor
thesis.degree.departmentDepartamento de Históriapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_rita_almeida_cardoso.pdf2,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.