Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/26281
Author(s): Aguiar, C.
Cadima, J.
Correia, N.
Daniel, J.
Fialho, A.
Gamelas, A,
Aguiar, A.
Ferreira, M.
Peceguina, I.
Santos, A. J.
Pimentel, J.
Editor: Sofia Freire
Date: 2021
Title: Inclusão e participação social em educação de infância
Book title/volume: Inclusão como participação social: diferentes perspetivas em análise
Pages: 52 - 60
Collection title and number: Educação XXI
Reference: Aguiar, C., Cadima, J., Correia, N., Daniel, J., Fialho, A., Gamelas, A,, Aguiar, A., Ferreira, M., Peceguina, I., Santos, A. J., & Pimentel, J., (2021). Inclusão e participação social em educação de infância. Em Sofia Freire (Eds.). Inclusão como participação social: diferentes perspetivas em análise (pp.52-60). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/26281
ISBN: 978-989-8753-65-6
Abstract: A inclusão em educação de infância pode ser definida como o conjunto de valores, políticas e práticas que apoiam o direito de cada criança e da sua família, independentemente das suas capacidades, a participar num vasto conjunto de atividades e contextos enquanto membros de pleno direito (DEC/ NAEYC, 2009). De acordo com esta definição, os resultados desejáveis das experiências inclusivas para crianças com e sem incapacidades, incluem um sentimento de pertença, relações sociais positivas e amizades, desenvolvimento e aprendizagem. Assim, podemos considerar que contextos de educação de infância de elevada qualidade são aqueles que permitem atingir estes objetivos, respondendo às necessidades de todas as crianças, de modo a que possam atingir todo o seu potencial.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIS-CLI - Capítulos de livros internacionais

Files in This Item:
File SizeFormat 
bookPart_85143.pdf457,68 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.