Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/26166
Author(s): | Aguiar, C. Mata, L. |
Editor: | Rui A. Alves Isabel Leite |
Date: | 2021 |
Title: | Literacia emergente no jardim de Infância |
Book title/volume: | Alfabetização baseada na Ciência: manual do curso ABC |
Pages: | 173 - 193 |
Reference: | Aguiar, C., & Mata, L. (2021). Literacia emergente no jardim de Infância. Em Rui A. Alves, Isabel Leite (Eds.). Alfabetização baseada na Ciência: manual do curso ABC (pp.173-193). Ministério da Educação (MEC). http://hdl.handle.net/10071/26166 |
ISBN: | 978-65-87026-86-2 |
Keywords: | Literacia emergente Aualidade dos contextos educativos Intencionalidade educativa Concepções das crianças Oportunidades autênticas de escrita |
Abstract: | Ao longo deste capítulo, abordamos conceitos centrais para a perspectiva da literacia emergente, que assenta em dois grandes vetores: a competência da criança e o papel dos contextos nas oportunidades de contato com a linguagem escrita. Neste sentido, esta abordagem tem três enfoques principais: (1) Explicitar o processo de apropriação da linguagem escrita, procurando ilustrar as concepções precoces das crianças; (2) Demonstrar a importância destes conhecimentos como facilitadores das aprendizagens mais formais; e (3) Fundamentar a importância da qualidade dos contextos educativos, não só ao nível das oportunidades de exploração e uso da leitura e da escrita em situações reais, e com significado, como também ao nível das interações estabelecidas com os outros. Neste capítulo, salientamos ainda o papel central da intencionalidade dos profissionais de educação de infância e a importância de práticas pedagógicas ajustadas às caraterísticas e conhecimentos específicos de cada criança. |
Peerreviewed: | no |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIS-CLI - Capítulos de livros internacionais |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
bookPart_81607.pdf | 11,89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.