Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/26166
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aguiar, C. | - |
dc.contributor.author | Mata, L. | - |
dc.contributor.editor | Rui A. Alves | - |
dc.contributor.editor | Isabel Leite | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-27T12:42:53Z | - |
dc.date.available | 2022-09-27T12:42:53Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | Aguiar, C., & Mata, L. (2021). Literacia emergente no jardim de Infância. Em Rui A. Alves, Isabel Leite (Eds.). Alfabetização baseada na Ciência: manual do curso ABC (pp.173-193). Ministério da Educação (MEC). http://hdl.handle.net/10071/26166 | - |
dc.identifier.isbn | 978-65-87026-86-2 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/26166 | - |
dc.description.abstract | Ao longo deste capítulo, abordamos conceitos centrais para a perspectiva da literacia emergente, que assenta em dois grandes vetores: a competência da criança e o papel dos contextos nas oportunidades de contato com a linguagem escrita. Neste sentido, esta abordagem tem três enfoques principais: (1) Explicitar o processo de apropriação da linguagem escrita, procurando ilustrar as concepções precoces das crianças; (2) Demonstrar a importância destes conhecimentos como facilitadores das aprendizagens mais formais; e (3) Fundamentar a importância da qualidade dos contextos educativos, não só ao nível das oportunidades de exploração e uso da leitura e da escrita em situações reais, e com significado, como também ao nível das interações estabelecidas com os outros. Neste capítulo, salientamos ainda o papel central da intencionalidade dos profissionais de educação de infância e a importância de práticas pedagógicas ajustadas às caraterísticas e conhecimentos específicos de cada criança. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Ministério da Educação (MEC) | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03125%2F2020/PT | - |
dc.relation.ispartof | Alfabetização baseada na Ciência: manual do curso ABC | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Literacia emergente | por |
dc.subject | Aualidade dos contextos educativos | por |
dc.subject | Intencionalidade educativa | por |
dc.subject | Concepções das crianças | por |
dc.subject | Oportunidades autênticas de escrita | por |
dc.title | Literacia emergente no jardim de Infância | por |
dc.type | bookPart | - |
dc.event.location | Brasília | por |
dc.pagination | 173 - 193 | - |
dc.peerreviewed | no | - |
dc.date.updated | 2022-09-27T13:41:20Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-81607 | - |
Aparece nas coleções: | CIS-CLI - Capítulos de livros internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
bookPart_81607.pdf | 11,89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.