Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26166
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAguiar, C.-
dc.contributor.authorMata, L.-
dc.contributor.editorRui A. Alves-
dc.contributor.editorIsabel Leite-
dc.date.accessioned2022-09-27T12:42:53Z-
dc.date.available2022-09-27T12:42:53Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationAguiar, C., & Mata, L. (2021). Literacia emergente no jardim de Infância. Em Rui A. Alves, Isabel Leite (Eds.). Alfabetização baseada na Ciência: manual do curso ABC (pp.173-193). Ministério da Educação (MEC). http://hdl.handle.net/10071/26166-
dc.identifier.isbn978-65-87026-86-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26166-
dc.description.abstractAo longo deste capítulo, abordamos conceitos centrais para a perspectiva da literacia emergente, que assenta em dois grandes vetores: a competência da criança e o papel dos contextos nas oportunidades de contato com a linguagem escrita. Neste sentido, esta abordagem tem três enfoques principais: (1) Explicitar o processo de apropriação da linguagem escrita, procurando ilustrar as concepções precoces das crianças; (2) Demonstrar a importância destes conhecimentos como facilitadores das aprendizagens mais formais; e (3) Fundamentar a importância da qualidade dos contextos educativos, não só ao nível das oportunidades de exploração e uso da leitura e da escrita em situações reais, e com significado, como também ao nível das interações estabelecidas com os outros. Neste capítulo, salientamos ainda o papel central da intencionalidade dos profissionais de educação de infância e a importância de práticas pedagógicas ajustadas às caraterísticas e conhecimentos específicos de cada criança.por
dc.language.isopor-
dc.publisherMinistério da Educação (MEC)-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03125%2F2020/PT-
dc.relation.ispartofAlfabetização baseada na Ciência: manual do curso ABC-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectLiteracia emergentepor
dc.subjectAualidade dos contextos educativospor
dc.subjectIntencionalidade educativapor
dc.subjectConcepções das criançaspor
dc.subjectOportunidades autênticas de escritapor
dc.titleLiteracia emergente no jardim de Infânciapor
dc.typebookPart-
dc.event.locationBrasíliapor
dc.pagination173 - 193-
dc.peerreviewedno-
dc.date.updated2022-09-27T13:41:20Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-81607-
Aparece nas coleções:CIS-CLI - Capítulos de livros internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
bookPart_81607.pdf11,89 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.