Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/26090
Author(s): Flores, A.M.
Sepúlveda, R.
Editor: Ana Nobre
Ana Mouraz
Marina Duarte
Date: 2021
Title: Método digitais e educação: uma proposta de investigação
Book title/volume: Portas que o digital abriu na investigação em educação
Pages: 226 - 255
Reference: Flores, A.M., & Sepúlveda, R. (2021). Método digitais e educação: uma proposta de investigação. Em Ana Nobre, Ana Mouraz, Marina Duarte (Eds.). Portas que o digital abriu na investigação em educação (pp.226-255). Universidade Aberta. 10.34627/uab.edel.15.11
ISBN: 978-972-674-904-2
DOI (Digital Object Identifier): 10.34627/uab.edel.15.11
Keywords: Métodos digitais
Plataformas digitais
Media sociais -- Social media
Tecnologia educativa -- Educational technology
Abstract: A tecnologia confere potencial no âmbito educacional seja como meio, constituindo um veículo para a aprendizagem, ou como ferramenta, através da qual são disponibilizados conteúdos. É assim natural que, com a presença e o acesso mais amplo à tecnologia, o contexto educacional e as suas dimensões se vão transformando. Numa sociedade onde um conjunto de atividades diárias são realizadas com recurso à tecnologia e à internet, aquelas que estão relacionadas com a educação não serão exceção, não sendo também exceção que expressões destas transformações sejam partilhadas nos media sociais. As plataformas digitais, nomeadamente os media sociais, têm constituído uma camada comunicacional através da qual reflexos de transformações e de dinâmicas são escutados, lidos, visualizados e passíveis de serem medidos. A tecnologia no contexto educacional é encarada como um possível objeto de estudo. Mais, o recurso à tecnologia para o investigar, surge como uma oportunidade para compreender o potencial e o alcance de novas soluções metodológicas. Neste capítulo, tomámos como objeto empírico o programa do Ministério da Educação português #EstudoEmCasa, lançado em 2020 como resposta à condição pandémica e à suspensão das aulas presenciais. Para compreender de que forma o #EstudoEmCasa é discutido e apropriado nas plataformas sociais, reunimos um conjunto de dados extraídos do Instagram, Twitter e YouTube. Os principais resultados apontam para uma resposta em paralelo às aulas televisionadas, numa espécie de segundo ecrã que gera debate em torno das temáticas, qualidade das aulas, descontextualização, humor e “memetização” do conteúdo do programa, mas também onde se partilham ambientes de estudo e os seus constituintes.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais

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