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dc.contributor.authorFlores, A.M.-
dc.contributor.authorSepúlveda, R.-
dc.contributor.editorAna Nobre-
dc.contributor.editorAna Mouraz-
dc.contributor.editorMarina Duarte-
dc.date.accessioned2022-09-07T08:10:03Z-
dc.date.available2022-09-07T08:10:03Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFlores, A.M., & Sepúlveda, R. (2021). Método digitais e educação: uma proposta de investigação. Em Ana Nobre, Ana Mouraz, Marina Duarte (Eds.). Portas que o digital abriu na investigação em educação (pp.226-255). Universidade Aberta. 10.34627/uab.edel.15.11-
dc.identifier.isbn978-972-674-904-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26090-
dc.description.abstractA tecnologia confere potencial no âmbito educacional seja como meio, constituindo um veículo para a aprendizagem, ou como ferramenta, através da qual são disponibilizados conteúdos. É assim natural que, com a presença e o acesso mais amplo à tecnologia, o contexto educacional e as suas dimensões se vão transformando. Numa sociedade onde um conjunto de atividades diárias são realizadas com recurso à tecnologia e à internet, aquelas que estão relacionadas com a educação não serão exceção, não sendo também exceção que expressões destas transformações sejam partilhadas nos media sociais. As plataformas digitais, nomeadamente os media sociais, têm constituído uma camada comunicacional através da qual reflexos de transformações e de dinâmicas são escutados, lidos, visualizados e passíveis de serem medidos. A tecnologia no contexto educacional é encarada como um possível objeto de estudo. Mais, o recurso à tecnologia para o investigar, surge como uma oportunidade para compreender o potencial e o alcance de novas soluções metodológicas. Neste capítulo, tomámos como objeto empírico o programa do Ministério da Educação português #EstudoEmCasa, lançado em 2020 como resposta à condição pandémica e à suspensão das aulas presenciais. Para compreender de que forma o #EstudoEmCasa é discutido e apropriado nas plataformas sociais, reunimos um conjunto de dados extraídos do Instagram, Twitter e YouTube. Os principais resultados apontam para uma resposta em paralelo às aulas televisionadas, numa espécie de segundo ecrã que gera debate em torno das temáticas, qualidade das aulas, descontextualização, humor e “memetização” do conteúdo do programa, mas também onde se partilham ambientes de estudo e os seus constituintes.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Aberta-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03126%2F2020/PT-
dc.relation.ispartofPortas que o digital abriu na investigação em educação-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMétodos digitaispor
dc.subjectPlataformas digitaispor
dc.subjectMedia sociais -- Social mediapor
dc.subjectTecnologia educativa -- Educational technologypor
dc.titleMétodo digitais e educação: uma proposta de investigaçãopor
dc.title.alternativeDigital methods and education: A research proposalen
dc.typebookPart-
dc.pagination226 - 255-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.updated2022-09-07T09:07:25Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.34627/uab.edel.15.11-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-84757-
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