Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/26056
Author(s): | Carvalho da Silva, V. Ávila, P. |
Date: | 2022 |
Title: | Nas margens da sociedade educativa. Perfis Sociais, práticas e atitudes perante a aprendizagem ao longo da vida em Portugal |
Journal title: | Sociologia On Line |
Number: | 28 |
Pages: | 35 - 68 |
Reference: | Carvalho da Silva, V., & Ávila, P. (2022). Nas margens da sociedade educativa. Perfis Sociais, práticas e atitudes perante a aprendizagem ao longo da vida em Portugal. Sociologia On Line, 28, 35-68. http://dx.doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.28.2 |
ISSN: | 1647-3337 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.30553/sociologiaonline.2022.28.2 |
Keywords: | Aprendizagem ao longo da vida Adultos pouco escolarizados Abordagem extensiva Inquérito à educação e formação de adultos |
Abstract: | Tratando-se de um segmento da população que, do ponto de vista da análise sociológica e da incidência das políticas públicas, tem sido deixado para trás e sobre o qual pouco se conhece (Field, 2006), pretende-se contribuir para o conhecimento e visibilidade do fenómeno dos indivíduos pouco escolarizados que, apesar das iniciativas implementadas no âmbito da educação e formação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida [ALV], permaneceram nas margens de uma sociedade marcada pela centralidade do conhecimento e da educação. Sem dados especificamente centrados neste segmento da população, utilizaram-se os microdados do Inquérito à Educação e Formação de Adultos (IEFA, 2016) para mapear o fenómeno em Portugal. Com uma presença transversal na sociedade portuguesa é um grupo de dimensão expressiva, cuja diversidade se captou através da identificação de perfis. Simultaneamente, através destes dados retrataram-se as práticas e atitudes perante a ALV da população com baixa escolaridade em Portugal. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
article_85439.pdf | 621,54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.