Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26056
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho da Silva, V.-
dc.contributor.authorÁvila, P.-
dc.date.accessioned2022-09-01T11:01:23Z-
dc.date.available2022-09-01T11:01:23Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCarvalho da Silva, V., & Ávila, P. (2022). Nas margens da sociedade educativa. Perfis Sociais, práticas e atitudes perante a aprendizagem ao longo da vida em Portugal. Sociologia On Line, 28, 35-68. http://dx.doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.28.2-
dc.identifier.issn1647-3337-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26056-
dc.description.abstractTratando-se de um segmento da população que, do ponto de vista da análise sociológica e da incidência das políticas públicas, tem sido deixado para trás e sobre o qual pouco se conhece (Field, 2006), pretende-se contribuir para o conhecimento e visibilidade do fenómeno dos indivíduos pouco escolarizados que, apesar das iniciativas implementadas no âmbito da educação e formação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida [ALV], permaneceram nas margens de uma sociedade marcada pela centralidade do conhecimento e da educação. Sem dados especificamente centrados neste segmento da população, utilizaram-se os microdados do Inquérito à Educação e Formação de Adultos (IEFA, 2016) para mapear o fenómeno em Portugal. Com uma presença transversal na sociedade portuguesa é um grupo de dimensão expressiva, cuja diversidade se captou através da identificação de perfis. Simultaneamente, através destes dados retrataram-se as práticas e atitudes perante a ALV da população com baixa escolaridade em Portugal.por
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Portuguesa de Sociologia-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/SFRH%2FBD%2F135682%2F2018/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03126%2F2020/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapor
dc.subjectAdultos pouco escolarizadospor
dc.subjectAbordagem extensivapor
dc.subjectInquérito à educação e formação de adultospor
dc.titleNas margens da sociedade educativa. Perfis Sociais, práticas e atitudes perante a aprendizagem ao longo da vida em Portugalpor
dc.title.alternativeAt the education society´s margins. Social profiles, practices, and attitudes towards lifelong learning in Portugal from adults who didn’t participate in training and education activitiesen
dc.typearticle-
dc.pagination35 - 68-
dc.peerreviewedyes-
dc.number28-
dc.date.updated2022-09-01T11:59:44Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.30553/sociologiaonline.2022.28.2-
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-85439-
iscte.journalSociologia On Line-
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_85439.pdf621,54 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.