Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/25826
Author(s): | Santos, M. H. Cruz, E. F. Marques, A. M. |
Date: | 2022 |
Title: | Gênero e pré-escola: Experiências e estratégias de homens educadores de infância |
Journal title: | Cadernos de Pesquisa |
Volume: | 52 |
Reference: | Santos, M. H., Cruz, E. F., & Marques, A. M. (2022). Gênero e pré-escola: Experiências e estratégias de homens educadores de infância. Cadernos de Pesquisa, 52: e08974. https://doi.org/10.1590/198053148974 |
ISSN: | 0100-1574 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.1590/198053148974 |
Keywords: | Educação Pré-Escolar Relações de gênero Homem Masculinidade |
Abstract: | Este estudo analisou as dinâmicas de gênero no contexto da educação de infância, em Portugal. Procurámos observar se os homens educadores de infância vivenciam as consequências negativas associadas aos tokens e a possível emergência de fenômenos relacionados com a construção social da masculinidade. A análise temática dos conteúdos de 14 entrevistas individuais semiestruturadas com educadores/as de infância originou seis temas e evidenciou a especificidade da inserção profissional dos homens. As vivências e as estratégias descritas pelos entrevistados e percecionadas pelas entrevistadas evidenciam os efeitos da construção social da masculinidade e confirmam parte dos efeitos do seu estatuto de tokens, ainda que de modo distinto ao revelado pelos estudos centrados nas mulheres nessa situação. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
article_89500.pdf | 479,56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.