Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/25826
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, M. H. | - |
dc.contributor.author | Cruz, E. F. | - |
dc.contributor.author | Marques, A. M. | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-15T08:59:10Z | - |
dc.date.available | 2022-07-15T08:59:10Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Santos, M. H., Cruz, E. F., & Marques, A. M. (2022). Gênero e pré-escola: Experiências e estratégias de homens educadores de infância. Cadernos de Pesquisa, 52: e08974. https://doi.org/10.1590/198053148974 | - |
dc.identifier.issn | 0100-1574 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/25826 | - |
dc.description.abstract | Este estudo analisou as dinâmicas de gênero no contexto da educação de infância, em Portugal. Procurámos observar se os homens educadores de infância vivenciam as consequências negativas associadas aos tokens e a possível emergência de fenômenos relacionados com a construção social da masculinidade. A análise temática dos conteúdos de 14 entrevistas individuais semiestruturadas com educadores/as de infância originou seis temas e evidenciou a especificidade da inserção profissional dos homens. As vivências e as estratégias descritas pelos entrevistados e percecionadas pelas entrevistadas evidenciam os efeitos da construção social da masculinidade e confirmam parte dos efeitos do seu estatuto de tokens, ainda que de modo distinto ao revelado pelos estudos centrados nas mulheres nessa situação. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Fundação Carlos Chagas | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03125%2F2020/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | por |
dc.subject | Relações de gênero | por |
dc.subject | Homem | por |
dc.subject | Masculinidade | por |
dc.title | Gênero e pré-escola: Experiências e estratégias de homens educadores de infância | por |
dc.title.alternative | Genre et l’école maternelle: expériences et stratégies d’enseignants hommes dans l’éducation de la petite enfance | fr |
dc.title.alternative | Género y preescolar: experiencias y estratégias de hombres educadores de la niñez | es |
dc.title.alternative | Gender and pre-school: The experiences and strategies of male early childhood educators | en |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.volume | 52 | - |
dc.date.updated | 2022-07-15T09:57:13Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/198053148974 | - |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Igualdade de género | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-89500 | - |
iscte.journal | Cadernos de Pesquisa | - |
Aparece nas coleções: | CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
article_89500.pdf | 479,56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.