Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/25826
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, M. H.-
dc.contributor.authorCruz, E. F.-
dc.contributor.authorMarques, A. M.-
dc.date.accessioned2022-07-15T08:59:10Z-
dc.date.available2022-07-15T08:59:10Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSantos, M. H., Cruz, E. F., & Marques, A. M. (2022). Gênero e pré-escola: Experiências e estratégias de homens educadores de infância. Cadernos de Pesquisa, 52: e08974. https://doi.org/10.1590/198053148974-
dc.identifier.issn0100-1574-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/25826-
dc.description.abstractEste estudo analisou as dinâmicas de gênero no contexto da educação de infância, em Portugal. Procurámos observar se os homens educadores de infância vivenciam as consequências negativas associadas aos tokens e a possível emergência de fenômenos relacionados com a construção social da masculinidade. A análise temática dos conteúdos de 14 entrevistas individuais semiestruturadas com educadores/as de infância originou seis temas e evidenciou a especificidade da inserção profissional dos homens. As vivências e as estratégias descritas pelos entrevistados e percecionadas pelas entrevistadas evidenciam os efeitos da construção social da masculinidade e confirmam parte dos efeitos do seu estatuto de tokens, ainda que de modo distinto ao revelado pelos estudos centrados nas mulheres nessa situação.por
dc.language.isopor-
dc.publisherFundação Carlos Chagas-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03125%2F2020/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação Pré-Escolarpor
dc.subjectRelações de gêneropor
dc.subjectHomempor
dc.subjectMasculinidadepor
dc.titleGênero e pré-escola: Experiências e estratégias de homens educadores de infânciapor
dc.title.alternativeGenre et l’école maternelle: expériences et stratégies d’enseignants hommes dans l’éducation de la petite enfancefr
dc.title.alternativeGénero y preescolar: experiencias y estratégias de hombres educadores de la niñezes
dc.title.alternativeGender and pre-school: The experiences and strategies of male early childhood educatorsen
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume52-
dc.date.updated2022-07-15T09:57:13Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.1590/198053148974-
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsIgualdade de géneropor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-89500-
iscte.journalCadernos de Pesquisa-
Aparece nas coleções:CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_89500.pdf479,56 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.