Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/25826
Autoria: Santos, M. H.
Cruz, E. F.
Marques, A. M.
Data: 2022
Título próprio: Gênero e pré-escola: Experiências e estratégias de homens educadores de infância
Título da revista: Cadernos de Pesquisa
Volume: 52
Referência bibliográfica: Santos, M. H., Cruz, E. F., & Marques, A. M. (2022). Gênero e pré-escola: Experiências e estratégias de homens educadores de infância. Cadernos de Pesquisa, 52: e08974. https://doi.org/10.1590/198053148974
ISSN: 0100-1574
DOI (Digital Object Identifier): 10.1590/198053148974
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Relações de gênero
Homem
Masculinidade
Resumo: Este estudo analisou as dinâmicas de gênero no contexto da educação de infância, em Portugal. Procurámos observar se os homens educadores de infância vivenciam as consequências negativas associadas aos tokens e a possível emergência de fenômenos relacionados com a construção social da masculinidade. A análise temática dos conteúdos de 14 entrevistas individuais semiestruturadas com educadores/as de infância originou seis temas e evidenciou a especificidade da inserção profissional dos homens. As vivências e as estratégias descritas pelos entrevistados e percecionadas pelas entrevistadas evidenciam os efeitos da construção social da masculinidade e confirmam parte dos efeitos do seu estatuto de tokens, ainda que de modo distinto ao revelado pelos estudos centrados nas mulheres nessa situação.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

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