Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/25826
Autoria: | Santos, M. H. Cruz, E. F. Marques, A. M. |
Data: | 2022 |
Título próprio: | Gênero e pré-escola: Experiências e estratégias de homens educadores de infância |
Título da revista: | Cadernos de Pesquisa |
Volume: | 52 |
Referência bibliográfica: | Santos, M. H., Cruz, E. F., & Marques, A. M. (2022). Gênero e pré-escola: Experiências e estratégias de homens educadores de infância. Cadernos de Pesquisa, 52: e08974. https://doi.org/10.1590/198053148974 |
ISSN: | 0100-1574 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.1590/198053148974 |
Palavras-chave: | Educação Pré-Escolar Relações de gênero Homem Masculinidade |
Resumo: | Este estudo analisou as dinâmicas de gênero no contexto da educação de infância, em Portugal. Procurámos observar se os homens educadores de infância vivenciam as consequências negativas associadas aos tokens e a possível emergência de fenômenos relacionados com a construção social da masculinidade. A análise temática dos conteúdos de 14 entrevistas individuais semiestruturadas com educadores/as de infância originou seis temas e evidenciou a especificidade da inserção profissional dos homens. As vivências e as estratégias descritas pelos entrevistados e percecionadas pelas entrevistadas evidenciam os efeitos da construção social da masculinidade e confirmam parte dos efeitos do seu estatuto de tokens, ainda que de modo distinto ao revelado pelos estudos centrados nas mulheres nessa situação. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
article_89500.pdf | 479,56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.