Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/25292
Author(s): Abrantes, Pedro
Date: May-2022
Title: Educação e classes sociais em Portugal: Continuidades e mutações no século XXI
Number: 99
Pages: 9-27
Reference: Abrantes, P. (2022). Educação e classes sociais em Portugal: Continuidades e mutações no século XXI. Sociologia, Problemas e Práticas, (99), 9-27. http://hdl.handle.net/10071/25292
ISSN: 0873-6529
Keywords: Estrutura social
Desigualdades
Sistema educativo -- Education system
Políticas educativas
Social structure
Inequalities
Educational policies
Structure sociale
Inégalités
Système éducatif
Politiques éducatives
Estructura social
Abstract: A relação entre educação e estrutura de classes esteve no âmago do projeto sociológico, desde a sua génese. O objetivo deste artigo é retomar algumas das suas principais teorias e resultados, à luz das transformações que têm atravessado a sociedade portuguesa ao longo das últimas décadas. Essas mudanças têm sido tão profundas que, por vezes, se tem colocado em causa o próprio potencial heurístico do conceito de classe social ou, pelo menos, a sua relação com a escolaridade. Este artigo serve, portanto, para clarificar a importância desta relação, bem como explorar variações recentes na sua configuração. Após uma revisão da literatura nacional e internacional, apresenta-se e discute-se um conjunto de dados empíricos, resultantes do European Social Survey, comparando os resultados de 2002 e 2018.
The relation between education and the class structure is in the core of the sociological project, since its foundation. This article aims to review some of its main theories and results, in the light of the transformations of the Portuguese society over the last few decades. Such changes are so pervasive that some doubts were raised over the heuristic potential of the concept of social class or, at least, of its relation with schooling. Therefore, this article clarifies the importance of this relation, and explores recent variations in its configuration. After a review of the national and international literature, a set of empirical data resulting from the European Social Survey is presented and discussed, comparing the results from 2002 and 2018.
La relation entre éducation et structure de classes est au cœur du projet sociologique depuis sa genèse. Le but de cet article est de passer en revue certaines de ses principales théories et résultats, à la lumière des transformations qui ont traversé la société portugaise au cours des dernières décennies. Ces changements ont été si profonds que, parfois, le potentiel heuristique du concept de classe sociale ou, du moins, son rapport à l’école, a été remis en question. Cet article sert donc à clarifier l’importance de cette relation, ainsi qu’à explorer les variations récentes de sa configuration. Après une revue de la littérature nationale et internationale, un ensemble de données empiriques issues de l’European Social Survey est présenté et discuté, en comparant les résultats de 2002 et 2018.
La relación entre educación y estructura de clases ha estado en el corazón del proyecto sociológico desde su fundación. El propósito de este artículo es revisar algunas de sus principales teorías y resultados, a la luz de las transformaciones que ha experimentado la sociedad portuguesa en las últimas décadas. Estos cambios han sido tan profundos que, en ocasiones, se ha puesto en tela de juicio el potencial heurístico del concepto de clase social o, al menos, su relación con la escolarización. Este artículo sirve, por tanto, para aclarar la importancia de esta relación y a la vez explorar variaciones recientes en su configuración. Tras una revisión de la literatura nacional e internacional, se presenta y discute un conjunto de datos empíricos resultantes del European Social Survey, comparando los resultados de 2002 y 2018.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
article_hdl25292.pdf448,92 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.