Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/25292
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAbrantes, Pedro-
dc.date.accessioned2022-05-09T11:38:21Z-
dc.date.available2022-05-09T11:38:21Z-
dc.date.issued2022-05-
dc.identifier.citationAbrantes, P. (2022). Educação e classes sociais em Portugal: Continuidades e mutações no século XXI. Sociologia, Problemas e Práticas, (99), 9-27. http://hdl.handle.net/10071/25292-
dc.identifier.issn0873-6529por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/25292-
dc.description.abstractA relação entre educação e estrutura de classes esteve no âmago do projeto sociológico, desde a sua génese. O objetivo deste artigo é retomar algumas das suas principais teorias e resultados, à luz das transformações que têm atravessado a sociedade portuguesa ao longo das últimas décadas. Essas mudanças têm sido tão profundas que, por vezes, se tem colocado em causa o próprio potencial heurístico do conceito de classe social ou, pelo menos, a sua relação com a escolaridade. Este artigo serve, portanto, para clarificar a importância desta relação, bem como explorar variações recentes na sua configuração. Após uma revisão da literatura nacional e internacional, apresenta-se e discute-se um conjunto de dados empíricos, resultantes do European Social Survey, comparando os resultados de 2002 e 2018.por
dc.description.abstractThe relation between education and the class structure is in the core of the sociological project, since its foundation. This article aims to review some of its main theories and results, in the light of the transformations of the Portuguese society over the last few decades. Such changes are so pervasive that some doubts were raised over the heuristic potential of the concept of social class or, at least, of its relation with schooling. Therefore, this article clarifies the importance of this relation, and explores recent variations in its configuration. After a review of the national and international literature, a set of empirical data resulting from the European Social Survey is presented and discussed, comparing the results from 2002 and 2018.por
dc.description.abstractLa relation entre éducation et structure de classes est au cœur du projet sociologique depuis sa genèse. Le but de cet article est de passer en revue certaines de ses principales théories et résultats, à la lumière des transformations qui ont traversé la société portugaise au cours des dernières décennies. Ces changements ont été si profonds que, parfois, le potentiel heuristique du concept de classe sociale ou, du moins, son rapport à l’école, a été remis en question. Cet article sert donc à clarifier l’importance de cette relation, ainsi qu’à explorer les variations récentes de sa configuration. Après une revue de la littérature nationale et internationale, un ensemble de données empiriques issues de l’European Social Survey est présenté et discuté, en comparant les résultats de 2002 et 2018.por
dc.description.abstractLa relación entre educación y estructura de clases ha estado en el corazón del proyecto sociológico desde su fundación. El propósito de este artículo es revisar algunas de sus principales teorías y resultados, a la luz de las transformaciones que ha experimentado la sociedad portuguesa en las últimas décadas. Estos cambios han sido tan profundos que, en ocasiones, se ha puesto en tela de juicio el potencial heurístico del concepto de clase social o, al menos, su relación con la escolarización. Este artículo sirve, por tanto, para aclarar la importancia de esta relación y a la vez explorar variaciones recientes en su configuración. Tras una revisión de la literatura nacional e internacional, se presenta y discute un conjunto de datos empíricos resultantes del European Social Survey, comparando los resultados de 2002 y 2018.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Mundos Sociaispor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstrutura socialpor
dc.subjectDesigualdadespor
dc.subjectSistema educativo -- Education systempor
dc.subjectPolíticas educativaspor
dc.subjectSocial structurepor
dc.subjectInequalitiespor
dc.subjectEducational policiespor
dc.subjectStructure socialepor
dc.subjectInégalitéspor
dc.subjectSystème éducatifpor
dc.subjectPolitiques éducativespor
dc.subjectEstructura socialpor
dc.titleEducação e classes sociais em Portugal: Continuidades e mutações no século XXIpor
dc.typearticlepor
dc.pagination9-27por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyespor
dc.journalSociologia, Problemas e Práticaspor
dc.distributionInternacionalpor
dc.number99por
degois.publication.firstPage9por
degois.publication.lastPage27por
degois.publication.issue99por
degois.publication.titleSociologia, Problemas e Práticaspor
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_hdl25292.pdf448,92 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.