Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/25031
Author(s): Condeço, Luís Guilherme Silva
Advisor: Macedo, Sofia da Costa
Date: 28-Jan-2022
Title: Educação patrimonial para as escolas: Favorabilidades e fragilidades no concelho da Moita
Reference: Condeço, L. G. S. (2021). Educação patrimonial para as escolas: Favorabilidades e fragilidades no concelho da Moita [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/25031
Keywords: Património cultural -- Cultural heritage
Educação comunitária -- Community education
Educação não formal -- Non-formal education
Educação patrimonial
Heritage education
Abstract: Neste estudo, partindo do reconhecimento da importância da educação das populações para a salvaguarda e a proteção do património cultural, estipula-se o objetivo de refletir sobre a favorabilidade da construção de projetos de educação patrimonial direcionados aos públicos escolares. Para isso, toma-se como estudo de caso um conjunto de atividades municipais de educação patrimonial, englobadas no serviço educativo da Câmara Municipal da Moita. Através deste trabalho procura-se, por um lado, compreender quais os objetivos e linhas estratégicas desse projeto e de que forma é operacionalizado, e por outro, identificar e analisar os níveis de adesão das escolas deste concelho às atividades, perceber que relevância é atribuída por estas à educação patrimonial como recurso para a educação comunitária, e possíveis fragilidades que desincentivem a sua adesão.
In this study, starting from the recognition of the importance of educating populations to safeguard and protect cultural heritage, the objective is stipulated to reflect on the favorability of building heritage education projects aimed at school audiences. For this, a set of municipal heritage education activities is taken as a case study, included in the educational service of the Municipality of Moita. Through this work, it is sought on one hand, to understand the objectives and strategic lines of this project and how it is operationalized, and on the other hand, to identify and analyze the levels of adherence of schools in this municipality to the activities, disclosing what relevance is attributed by them to heritage education as a resource for community education, and possible weaknesses that discourage their adherence.
Degree: Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_luis_silva_condeco.pdf768,71 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.