Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24680
Autoria: Botelho, V.
Oliveira, M.
Santos, E.
Editor: Martinho, D.
Data: 2018
Título próprio: A gestão do erro na indústria alimentar: Um estudo numa empresa Portuguesa
Paginação: 197 - 198
Título do evento: ecUI&D´18 – IV Encontro Científíco da Unidade de Investigação & Desenvolvimento do ISLA Santarém
ISBN: 978-989-96995-2-6
Palavras-chave: Erro organizacional
Gestão de erro
Otimização de processos
Resumo: Com a crescente inovação tecnológica e evolução de técnicas e processos de negócio, as organizações têm, permanentemente, de procurar vantagens competitivas, que podem partir muitas vezes dos seus processos estratégicos de gestão, para se adaptarem de forma eficiente e destacarem-se no mundo empresarial. Os erros são indissociáveis da própria natureza humana, dos fatores sistémicos, organizacionais e da interação de ambos, ou seja, o erro é algo que está presente em todas as organizações e não se pode eliminar de vez. No entanto, é possível encontrar soluções que permitam reduzir os erros e minimizar o impacto negativo que estes possam provocar. Assim, torna-se fulcral estudar os erros nas organizações, já que estes podem ter consequências negativas pertinentes, tais como, insatisfação, acréscimo de custos económicos e carreiras arruinadas. Com este estudo pretende-se elevar a importância da gestão dos erros como forma de colmatar problemas organizacionais, num universo onde o paradigma empresarial está em constante evolução e mudança, demonstrando a influência que a gestão do erro poderá ter na otimização de processos industriais. Este estudo tem o propósito de compreender o que é a gestão do erro, reconhecer erros/falhas significativas nos processos, identificar a origem do erro e expor as causas e consequências associadas, bem como entender quais são as secções com maior taxa de incidência de erros e adotar medidas para os corrigir. A estratégia de investigação a adotar é um estudo de caso numa empresa portuguesa do ramo alimentar. Pretende-se recolher informação quantitativa sob a forma de um inquérito por questionário, procurando explicar o fenómeno, de forma objetiva, através de uma amostra de colaboradores da empresa em estudo. Para analisar e interpretar os dados serão utilizadas as técnicas de estatística descritiva e inferência estatística, nomeadamente a análise de regressão linear no sentido de averiguar a influência da gestão de erros na otimização dos processos industriais. Espera-se que os resultados identifiquem os erros que ocorrem em empresas do ramo alimentar e que mostrem que o processo de gestão de erros influencia positivamente a otimização dos processos industriais. Perante tais resultados, acredita-se que os gestores devem considerar implementar e definir políticas de gestão de erro no âmbito da estratégia dos seus negócios, pois produzirão melhores resultados.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BRU-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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