Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/24535
Author(s): Abrantes, P.
Date: 2021
Title: Educação Inclusiva: Proposta de quadro analítico e aplicação ao caso português
Volume: 34
Number: 2
Pages: 25 - 41
ISSN: 0871-9187
DOI (Digital Object Identifier): 10.21814/rpe.18677
Keywords: Inclusão
Políticas
Aprendizagem
Indicadores
Abstract: O conceito de educação inclusiva tem vindo a ganhar inegável centralidade no plano das políticas educativas. A partir da identificação de um conjunto de linhas teóricas e de investigação sobre o tema, o presente artigo propõe um quadro de análise para discutir os progressos, fragilidades e desafios de sistemas e programas educativos comprometidos com o desígnio da educação inclusiva, aplicando esse quadro para discutir a evolução do sistema educativo português nas duas primeiras décadas do século XXI. Desta forma, observam-se alguns avanços importantes, mas também hiatos persistentes, incluindo ao nível da produção sistemática de informação e conhecimento.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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