Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2442
Autoria: Pé de Ouro, Próspera Vitória Lérias
Orientação: Sebastião, João
Data: 11-Mar-2011
Título próprio: Os alunos do CEF: Última oportunidade de reconciliação com a escola…
Referência bibliográfica: Pé de Ouro, P. V. L. (2009). Os alunos do CEF: Última oportunidade de reconciliação com a escola… [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2442
Palavras-chave: Insucesso e abandono escolares
Estratégias
CEF
Projectos escolares e profissionais
School failure and dropout
Strategies
School and professional projects
Resumo: O presente estudo parte da análise do fenómeno do insucesso/abandono escolares e das estratégias de compensação pedagógica com o objectivo de conhecer como é que os alunos do CEF vêem o curso e que efeito tem este nos seus projectos escolares e profissionais. Assim, procedeu-se a uma análise das origens sociais e percursos escolares dos alunos de uma turma de CEF do 3º ciclo, do ensino básico. Para tal foi adoptada uma metodologia mista através do recurso a dois inquéritos, em dois momentos diferentes; a uma entrevista e ainda a observação directa. Os resultados indicam que os alunos passaram a valorizar a escola, ou seja as suas representações face à escola alteraram-se profundamente, assim como os seus projectos escolares e profissionais. Tendo-se alguns matriculado no ano seguinte em cursos profissionais e outros estão a desempenhar funções profissionais que só conseguiram devido ao curso. O diploma contribuiu efectivamente para a sua inserção profissional. Em suma, os alunos do CEF, que viveram situações de insucesso e abandono escolares, concluíram com sucesso a escolaridade obrigatória e têm aspirações escolares e profissionais que antes não tinham.
This study examines the phenomenon of school failure/dropout and teaching compensation strategies in order to know how the students see the CEF course and what effect it has on their school and professional projects. Thus, we proceeded to analyze the social origins and school career of students in a class of CEF of the 3rd cycle of basic education. So, it was adopted a mixed methodology through the use of two surveys, in two different phases; an interview and also direct observation. ii The results indicate that students come to value school, which means that their representations towards school changed profoundly, as well as their school and professional projects. Some of them are registered in the following year in vocational courses and others are working in jobs that only succeeded due to the course. The diploma has undoubtedly contributed to their employability. In short, the students of the CEF who have experienced school failure and dropout, have successfully completed compulsory education and have education and career aspirations that they hadn’t had before.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
master_prospera_pe_ouro.pdf979,33 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.