Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2442
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSebastião, João-
dc.contributor.authorPé de Ouro, Próspera Vitória Lérias-
dc.date.accessioned2011-03-11T12:40:35Z-
dc.date.available2011-03-11T12:40:35Z-
dc.date.issued2011-03-11-
dc.date.submitted2009por
dc.identifier.citationPé de Ouro, P. V. L. (2009). Os alunos do CEF: Última oportunidade de reconciliação com a escola… [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2442pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2442-
dc.description.abstractO presente estudo parte da análise do fenómeno do insucesso/abandono escolares e das estratégias de compensação pedagógica com o objectivo de conhecer como é que os alunos do CEF vêem o curso e que efeito tem este nos seus projectos escolares e profissionais. Assim, procedeu-se a uma análise das origens sociais e percursos escolares dos alunos de uma turma de CEF do 3º ciclo, do ensino básico. Para tal foi adoptada uma metodologia mista através do recurso a dois inquéritos, em dois momentos diferentes; a uma entrevista e ainda a observação directa. Os resultados indicam que os alunos passaram a valorizar a escola, ou seja as suas representações face à escola alteraram-se profundamente, assim como os seus projectos escolares e profissionais. Tendo-se alguns matriculado no ano seguinte em cursos profissionais e outros estão a desempenhar funções profissionais que só conseguiram devido ao curso. O diploma contribuiu efectivamente para a sua inserção profissional. Em suma, os alunos do CEF, que viveram situações de insucesso e abandono escolares, concluíram com sucesso a escolaridade obrigatória e têm aspirações escolares e profissionais que antes não tinham.por
dc.description.abstractThis study examines the phenomenon of school failure/dropout and teaching compensation strategies in order to know how the students see the CEF course and what effect it has on their school and professional projects. Thus, we proceeded to analyze the social origins and school career of students in a class of CEF of the 3rd cycle of basic education. So, it was adopted a mixed methodology through the use of two surveys, in two different phases; an interview and also direct observation. ii The results indicate that students come to value school, which means that their representations towards school changed profoundly, as well as their school and professional projects. Some of them are registered in the following year in vocational courses and others are working in jobs that only succeeded due to the course. The diploma has undoubtedly contributed to their employability. In short, the students of the CEF who have experienced school failure and dropout, have successfully completed compulsory education and have education and career aspirations that they hadn’t had before.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInsucesso e abandono escolarespor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectCEFpor
dc.subjectProjectos escolares e profissionaispor
dc.subjectSchool failure and dropoutpor
dc.subjectStrategiespor
dc.subjectSchool and professional projectspor
dc.titleOs alunos do CEF: Última oportunidade de reconciliação com a escola…por
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedade-
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologia-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
master_prospera_pe_ouro.pdf979,33 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.