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http://hdl.handle.net/10071/23239
Author(s): | Vicente, M. Stoleroff, A. |
Editor: | Alves, M. G., Torres, L. L., Dionísio, B., e Abrantes, P. |
Date: | 2015 |
Title: | A meritocracia e a avaliação do desempenho no ensino superior: Da revisão dos estatutos de carreira docente às políticas de austeridade – a perspetiva das organizações sindicais |
Pages: | 1069 - 1090 |
Event title: | Iª Conferencia Ibérica de Sociología de la Educación - La educación en la Europa del Sur. Constricciones y desafíos en tiempos inciertos |
ISBN: | 978-989-678-412-6 |
Keywords: | Avaliação do desempenho Profissionalidade Meritocracia Ensino superior Austeridade |
Abstract: | Nas últimas décadas, a implementação de medidas de reforma administrativa, influenciadas pelo paradigma da Nova Gestão Pública, esteve na origem da reconceptualização dos modos de prestação de serviços públicos em di- versos setores de atividade. O ensino superior não escapou a estas tendências de reforma neoliberais, passando a operar de acordo com mecanismos de mercado e princípios de racionalidade económica. A avaliação do desempenho dos profissionais académicos, assente em critérios meritocráticos e de quantificação, constitui uma das medidas implementadas que tem em vista o controlo e a supervisão à distância do trabalho produzido por estes profissionais. O presente artigo tem por objetivo analisar os efeitos da implementação destes sistemas de quantificação dos desempenhos dos docentes do ensino superior a nível micro organizacional, tendo por base a perspetiva dos sindi- catos representativos do setor e as posições assumidas pelos diversos ativis- tas sindicais nas várias instituições de ensino superior. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
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